Espinosa

o filósofo polidor de lentes e a educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc27202136943

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Espinosa, Educação Ambiental

Resumo

Ao estabelecer um diálogo entre os aportes da Filosofia e o campo da educação, este trabalho trata de aproximar o pensamento de Baruch de Espinosa ou Benedictus de Spinoza (1632-1677) aos debates do campo da Educação Ambiental (EA). Em suas contribuições, ele elaborou uma filosofia em que pretendia polir as lentes humanas, trazendo profundas reflexões sobre a existência humana e as relações socioambientais. A filosofia de Espinosa tem um potencial iluminador que pode trazer subsídios para pensar os processos que fundamentam a Educação Ambiental e mobilizar uma prática educativa capaz de levar os sujeitos a atuar de forma crítica e problematizar as relações sociais que colocaram a humanidade em crise.

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Biografia do Autor

Claudia Lourenço Gomes, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2020). Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). E-mail: lourencogomesclaudia@gmail.com

Marília Andrade Torales-Campos, Universidade Federal do Paraná, Brasil

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) (2006). Professora associada da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS). Bolsista Produtividade PQ2 - CNPq. E-mail: mariliat.ufpr@gmail.com

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Publicado

08.07.2021

Como Citar

Lourenço Gomes, C., & Andrade Torales-Campos, M. . (2021). Espinosa: o filósofo polidor de lentes e a educação ambiental. Linhas Crí­ticas, 27, e36943. https://doi.org/10.26512/lc27202136943