Proformação: uma análise da influência do Banco Mundial na formação dos professores leigos
DOI:
https://doi.org/10.26512/lc.v9i17.3180Palavras-chave:
Política de formação dos professores;, EAD;, Banco Mundial;, Formação dos professores;, Novas tecnologias da informação;, Comunicação e formação de professoresResumo
O Proformação é um dos programas criados pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Seu objetivo é a formação do professor leigo em Magistério de nível médio que já atua nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e nas classes de alfabetização e pré-escola, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. É financiado pelo Fundescola e pelo Banco Mundial. Com a duração de dois anos, combina a tecnologia de educação a distância com partes presenciais, quando os participantes têm aulas nas agências formadoras ”” antigas escolas normais ”” e são acompanhados por tutores do programa, estudam em livros especiais e assistem à TV Escola. O artigo articula as orientações das políticas do Banco Mundial e o Proformação, sinalizando alguns problemas existentes nessa influência.
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