O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21011

Palavras-chave:

QSC, Levantamento Preliminar, Educação em Ciências, Paulo Freire

Resumo

Estudos têm evidenciado um significativo crescimento de trabalhos da área da Educação em Ciências que utilizam Questões Sociocientíficas (QSCs), principalmente para elaboração de propostas didático-pedagógicas, porém, nem sempre explicitam os critérios para a escolha dessas QSCs a serem trabalhadas em sala de aula. Assim, investigam-se critérios de escolha das QSCs tendo como parâmetro aspectos do Levantamento Preliminar – primeira etapa da Investigação Temática (Freire, 1987) –. O estudo foi desenvolvido no contexto de processo de formação de professores, tendo como referência a Investigação Temática, realizado em uma escola localizada no distrito de Olivença, município de Ilhéus/ BA. As informações foram obtidas mediante blogs, sites de notícias da região e de conversas informais com moradores da comunidade de Olivença, e a análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva com foco na categoria “o papel do Levantamento Preliminar na seleção de QSCs”. Dentre os resultados obtidos, destaca-se, que por meio das etapas do Levantamento Preliminar, identificou-se a controvérsia Areial, relacionada com a extração de areia no distrito de Olivença e que apresenta características das QSCs. Constatou-se que o Levantamento Preliminar pode ser um dos critérios de seleção e legitimação de uma QSC referente a uma questão local, em que a discussão pode ser ampliada para contextos globais. Essa QSC, ao ser trabalhada em sala de aula, pode contribui para uma ação social responsável dos educandos de uma comunidade localizada no município de Ilhéus/BA.

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Publicado

11.02.2019

Como Citar

Santos, V. B., Assunção, J., Bomfim, M. G., Arcanjo, J. R. L., & Gehlen, S. T. (2019). O Levantamento Preliminar na seleção de Questões Sociocientíficas: o exemplo do areial em Olivença/BA. Linhas Crí­ticas, 25, e21011. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.21011

Edição

Seção

Dossiê: Ciência, Educação e Sociedade

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