Abogacía popular con los movimientos de lucha por la tierra en el sur y sureste de Pará: una entrevista con José Batista Gonçalves Afonso

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v11i2.55921

Palabras clave:

Conflictos agrarios, Masacres en el campo, Sistema de Justicia Criminal

Resumen

Carol Brasileiro, Sara Macêdo de Paula, Carla Benitez Martins y Euzamara de Carvalho entrevistan a José Batista Gonçalves Afonso. Entrevista realizada por plataforma virtual, el 25 de setembro de 2023.

Biografía del autor/a

José Batista Gonçalves Afonso, Comissão Pastoral da Terra, Marabá, Pará, Brasil

É advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Marabá no Pará, membro da coordenação nacional da entidade, articulador nacional da Rede Nacional dos Advogados Populares e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Pará. Batista, como é conhecido, é bacharel em Direito e Teologia e mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, com a dissertação “O Massacre de Eldorado dos Carajás e a Luta do Movimento Camponês pela terra no Sul e Sudeste do Pará” (Afonso, 2016).

Carol Matias Brasileiro, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Doutoranda (2027) e mestre (2022) em Direito na área de estudos Direito do Trabalho e Crítica pela UFMG. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela PUC Minas (2020). Bacharel em Direito com estudos complementares em Ciências Sociais pela UFMG (2018). Extensionista do Projeto Caminhos do Trabalho Brasil da Fundacentro-MTE. Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), do Grupo de Pesquisa Trabalho e Resistências (UFMG) e do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC-USP). Advogada trabalhista. carolmbrasileiro@gmail.com.

Sara Macêdo de Paula, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestra em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás, advogada popular, artivista do Coletivo Ciganagen.

Carla Benitez Martins, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-brasileira, São Francisco do Conde, Bahia, Brasil

Doutora em Sociologia (UFG). Mestra e graduada em Direito (UFSC e UNESP). Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Membra do IPDMS, tendo composto sua secretaria nacional (2016-2020).

Euzamara de Carvalho, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Direito Humanos e Cidadania do CEAM/UnB. Mestre em Direitos Humanos pelo PPGDH-UFG. Graduada em Direito pela UFG campus Cidade de Goiás na turma “Evandro Lins e Silva” do PRONERA; Membra do IPDMS, tendo composto a secretaria nacional ( 2016-2020). Membra da Coordenação Executiva da Pesquisa ”. Assessora da Comissão Pastoral da Terra - CPT. fleur.mara@gmail.com.

Citas

AFONSO, José Batista. O massacre de Eldorado dos Carajás e a luta do movimento camponês pela terra no sul e sudeste do Pará. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus Universitário de Marabá, Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, Marabá, 2016.

PEREIRA, Airton dos Reis. Do posseiro ao sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará. Recife: Ed. UFPE, 2015.

SOUZA, Maria José Andrade de; DIEHL, Diego Augusto; MARTINS, Carla Benitez; GÓES JÚNIOR, José Humberto (orgs). Massacres no campo. Goiânia: CPT; IPDMS, 2024. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1CEOeNtv8LLb7xxcUFHUYU3iinqjgL2EV/view. Acesso em 28 out. 2024.

Batista

Publicado

30.09.2025

Cómo citar

AFONSO, José Batista Gonçalves; BRASILEIRO, Carol Matias; DE PAULA, Sara Macêdo; MARTINS, Carla Benitez; CARVALHO, Euzamara de. Abogacía popular con los movimientos de lucha por la tierra en el sur y sureste de Pará: una entrevista con José Batista Gonçalves Afonso. InSURgencia: revista de derechos y movimientos sociales [InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais], Brasília, v. 11, n. 2, p. 77–99, 2025. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v11i2.55921. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/55921. Acesso em: 1 feb. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.