Pesquisa de estudo de caso como metodologia de educação popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgncia.v2i2.19372

Palabras clave:

Educação popular. Estudo de caso. Educação jurídica.

Resumen

Neste artigo aborda-se a pesquisa de estudo de caso como metodologia de educação popular para a educação jurídica na universidade. O estudo de caso (YIN, 2009), de uma maneira geral - inclusive na área do Direito (FALCÃO, 1977) - não se comunica satisfatoriamente com as propostas de educação popular (FREIRE, 1977). Relata-se a experiência de um grupo de assessoria jurídica popular universitária que desenvolve estudos de caso em atividades de ensino, pesquisa e extensão com referência na educação popular crítica e transformadora, desde 2012, no Rio de Janeiro. As conclusões foram que estas ferramentas podem ser utilizadas conjuntamente para o desenvolvimento da consciência crítica e de ações transformadoras com movimentos sociais.

Biografía del autor/a

Luiz Otávio Ribas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Faculdade de Direito da UFRJ, doutor pela UERJ, secretário nacional do IPDMS

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Publicado

20.11.2018

Cómo citar

RIBAS, Luiz Otávio. Pesquisa de estudo de caso como metodologia de educação popular. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais [InSURgência: revista de derechos y movimientos sociales], Brasília, v. 2, n. 2, p. 271–290, 2018. DOI: 10.26512/insurgncia.v2i2.19372. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/19372. Acesso em: 19 may. 2024.

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