Nos caminhos da crítica jurídica latino-americana: entrevista com Mylai Burgos Matamoros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i1.46940

Palavras-chave:

Entrevista, Pensamento jurídico crítico latino-americano, Marxismos, Novo Constitucionalismo Latino-americano, Lawfare

Resumo

Entrevista com Mylai Burgos Matamoros por Leonardo Evaristo Teixeira, Tchenna Fernandes Maso e Diana Carolina Caicedo Peñata

Biografia do Autor

Mylai Burgos Matamoros, Universidad Autónoma de la Ciudad de México, Ciudad de México, México

Bacharela em Direito pela Universidad de la Habana, com estudos de pós-graduação na UNAM, em Direito e Estudos Latino-americanos. É professora investigadora de tempo completo da Academia de Direito da Universidad Autónoma de la Ciudad de México e ministra aulas de pós-graduação em matérias relacionadas a Direitos Humanos. Suas especialidades são teoria e história do estado e do direito, filosofia do direito, direito constitucional, direitos humanos. Coordenou por dez anos grupos de investigação acadêmicos e de aplicação prática do direito com acompanhamento aos movimentos sociais. Atualmente coordena o grupo de investigação “Filosofia, Direitos e Sociedade” da UACM e o grupo de trabalho da CLACSO “Crítica Jurídica e conflictos sociopolíticos” que acaba de alcançar seu período de trabalho de 3 anos. É membro do Comité Editorial de Memoria, Revista Crítica Militante e da mesa de assessoria da ONG, Proyecto de Derechos Económicos, Sociales y Culturales, A.C.(Prodesc). Tem dezenas de publicações entre livros, capítulos, artigos científicos e divulgação sobre temas teóricos e práticos do direito a partir do ponto de vista crítico. Os temas versam sobre epistemologia jurídica crítica com enfoque em direitos humanos, dialética do direito, marxismos jurídicos, direitos sociais e direitos coletivos dos povos indígenas, e sistema político jurídico cubano e mexicano e suas expressões políticas-constitucionais. Suas publicações foram realizadas no México, Cuba, Argentina, Brasil, Colômbia e no Estado espanhol. Mais informações em: http://mylaiburgos.org/

Leonardo Evaristo Teixeira, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, San Luis Potosí, San Luis Potosí, México

Mestre em Direitos Humanos pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí (UASLP, México), e bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG, Brasil). Ademais, é membro do Instituo de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e do GT CLACSO Pensamiento jurídico crítico y conflitos sociopolíticos.

Tchenna Fernandes Maso, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), bolsista CAPES/PROEX, área de concentração direitos humanos e democracia. Mestre em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (2016). Especialista em Energia no Capitalismo Contemporâneo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2015). Graduada em Direito pela UFPR (2013). Atua nos temas referentes a direitos das comunidades atingidas por barragens no contexto latino-americano, com foco nas pesquisas participativas com mulheres atingidas, especialmente impactos da atuação das empresas transnacionais. Pesquisadora junto ao grupo Ekoa - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito Socioambiental (UFPR). Pesquisadora associada ao Centro de Direitos Humanos e Empresas (HOMA/UFJF). Associada ao Instituto de Direito, Pesquisa e Movimentos Sociais (IPDMS), atuando na coordenação do grupo de trabalho "Teorias Críticas, América Latina e Epistemologias do sul". Pesquisadora colaboradora do Observatório de Protocolos Comunitários.

Diana Carolina Caicedo Peñata, Universidad Autónoma de San Luis Potosí, San Luis Potosí, San Luis Potosí, México

Mestra em Direitos Humanos pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí (UASLP, México) e licenciada em Trabalho Social pela Universidad del Valle (Cali, Colômbia). Atualmente é assistente de investigação do Programa de Estudios Antropológicos de El Colegio de San Luis A. C.

Publicado

31.01.2023

Como Citar

BURGOS MATAMOROS, Mylai; TEIXEIRA, Leonardo Evaristo; MASO, Tchenna Fernandes; CAICEDO PEÑATA, Diana Carolina. Nos caminhos da crítica jurídica latino-americana: entrevista com Mylai Burgos Matamoros. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 1, p. 21–52, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i1.46940. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/46940. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.