Carta sobre a práxis de ensinar/aprender/transformar - para superar o "eu" e o "outro" da educação popular, da extensão popular e da assessoria jurídica popular

Autores

  • José Humberto de Góes Junior Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/insurgncia.v2i2.19373

Palavras-chave:

Sujeitos da Extensão Popular, da Educação Popular e da Assessoria Jurídica Popular. Novos modos de produção de conhecimentos e da universidade. Extensão Popular, Educação Popular e Assessoria Jurídica Popular

Resumo

O presente trabalho é um ensaio em formato de carta filosófica. Sua elaboração se dá a partir da pergunta “quem são o ‘eu’ e o ‘outro’ da ‘Extensão Popular’, da ‘Educação Popular’ e da ‘Assessoria Jurídica Popular?’”. Para responder a esta indagação, são invocadas formulações teóricas de Paulo Freire. Com base em categorias produzidas por este, bem assim na experiência constituída na práxis de seu autor, são construídas análises e compreensões possíveis sobre a “Extensão Popular”, a “Educação Popular” e a “Assessoria Jurídica Popular”, seu papel para a produção científica e de conhecimentos, por fim, para a relação da universidade com grupos organizados e/ou Movimentos Sociais.

Biografia do Autor

José Humberto de Góes Junior, Universidade Federal de Goiás

Professor do Curso de Direito da Universidade Federal de Goiás/Campus Cidade de Goiás; Doutor em Direito pela na Universidade de Brasília; Mestre em Ciências Jurídicas, área de concentração em Direitos Humanos, pela Universidade Federal da Paraíba; Militante de Direitos Humanos com experiência em Extensão Popular, Educação Popular e Assessoria Jurídica Popular.

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Publicado

24.06.2017

Como Citar

GÓES JUNIOR, José Humberto de. Carta sobre a práxis de ensinar/aprender/transformar - para superar o "eu" e o "outro" da educação popular, da extensão popular e da assessoria jurídica popular. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 2, n. 2, p. 291–319, 2017. DOI: 10.26512/insurgncia.v2i2.19373. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/19373. Acesso em: 30 dez. 2024.

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