Carta sobre a práxis de ensinar/aprender/transformar - para superar o "eu" e o "outro" da educação popular, da extensão popular e da assessoria jurídica popular
DOI:
https://doi.org/10.26512/insurgncia.v2i2.19373Palavras-chave:
Sujeitos da Extensão Popular, da Educação Popular e da Assessoria Jurídica Popular. Novos modos de produção de conhecimentos e da universidade. Extensão Popular, Educação Popular e Assessoria Jurídica PopularResumo
O presente trabalho é um ensaio em formato de carta filosófica. Sua elaboração se dá a partir da pergunta “quem são o ‘eu’ e o ‘outro’ da ‘Extensão Popular’, da ‘Educação Popular’ e da ‘Assessoria Jurídica Popular?’”. Para responder a esta indagação, são invocadas formulações teóricas de Paulo Freire. Com base em categorias produzidas por este, bem assim na experiência constituída na práxis de seu autor, são construídas análises e compreensões possíveis sobre a “Extensão Popular”, a “Educação Popular” e a “Assessoria Jurídica Popular”, seu papel para a produção científica e de conhecimentos, por fim, para a relação da universidade com grupos organizados e/ou Movimentos Sociais.
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