Desafios e perspectivas da desigualdade racial e de gênero no acesso de mulheres negras à docência em Direito no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Colonialidade, Mulher Negra, Feminismo Negro, Interseccionalidade, Docencia jurídica

Resumo

Este artigo aborda os desafios à inclusão de mulheres negras na docência do Direito no Brasil, a partir de uma perspectiva interseccional quanto às desigualdades de raça e gênero. Para tanto, traçou-se um referencial histórico e teórico, bem como adotou-se a perspectiva do feminismo negro e utilização da interseccionalidade como práxis crítica e analítica, para discutir de que forma a estrutura social perpetua desigualdades e verticalizações entre as relações sociais, especificamente no ensino jurídico no Brasil e a exclusão da mulher negra. Para além da apresentação dos dados colhidos no levantamento da literatura aplicável, propôs-se a criação de políticas públicas com abordagem interseccional como mecanismo de enfrentamento e correção dessas discrepâncias para garantir diversidade.

Biografia do Autor

Alvaro de Azevedo Gonzaga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Livre-docente em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Pós-doutor em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa e pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Pós-doutor em História dos Povos Indígenas pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Indígena Guarani-Kaiowa. Doutor, mestre e graduado em Direito pela PUCSP. Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da graduação e do PPGD da PUC-SP.

Gisele Pereira Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutoranda e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Direito Antidiscriminatório pela Uni Dom Bosco / Meu Curso. Professora assistente voluntária no curso de Mestrado em Direito da PUCSP.

Thainá Loise Grangeiro Campos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP. Especialista em Direito Penal pela ESMP- SP. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Atuou como pesquisadora do programa PIBIC-CEPE da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017). Pesquisadora voluntária Cátedra Jean Monnet (Fecap/União Europeia) Políticas Europeias para Direitos Humanos e Democracia: o empoderamento de grupos vulneráveis por meio de uma nova cultura de negócios, Grupo de Trabalho (GT) Defensores de Direitos Humanos (2020). Membra do Projeto de Extensão “O Direito na Rua – PEDRU” vinculado a FGV-SP (2023).

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Publicado

29.07.2024

Como Citar

GONZAGA, Alvaro de Azevedo; AGUIAR, Gisele Pereira; CAMPOS, Thainá Loise Grangeiro. Desafios e perspectivas da desigualdade racial e de gênero no acesso de mulheres negras à docência em Direito no Brasil. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, p. 1–32, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/51649. Acesso em: 21 dez. 2024.

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