Projetos Temáticos de Multiletramentos Críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.39138

Palavras-chave:

Inglês como Lingua Franca, Letramento Crítico, Multiletramentos, Pedagogia de projetos, Círculo de Bakhtin

Resumo

Dado o cenário globalizado (KUMARAVADIVELU, 2006a, 2006b; CANAGARAJAH, 2005), hiper-semiotizado (FABRÍCIO, 2006) e mercadologizado (FABRÍCIO; SANTOS, 2006; FAIRCLOUGH, 1992) do mundo contemporâneo, o Inglês como Lingua Franca (ILF) vincula-se à promessa de participação em uma comunidade imaginada (ANDERSON, 2008 [1991]). Na medida em que a expansão do ILF configura uma forma de localismo globalizado (SOUSA SANTOS, 1997), alternativas insurgentes propõem ressignificar essa língua como espaço/instrumento para atos de cosmopolitismo (SOUSA SANTOS, 1997). Este artigo visa a investigar as contribuições de um instrumento pedagógico, o Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (PTMC), arquitetado à luz da pedagogia do letramento sociointeracional crítico (TILIO, 2015, 2017, 2019), fundamentada no ensino por multiletramentos críticos (THE NEW LONDON GROUP, 1996), com vistas ao desenvolvimento da cidadania. Nosso objeto de análise, concebido em um projeto de extensão, consiste em um perfil aberto, colaborativamente construído por aprendizes-autora/es, na rede social Instagram, em resposta ao PTMC intitulado @WeAreBrazilianVoices. Em nossa investigação, buscamos levantar e processar dados gerados no perfil e interpretá-los à luz de postulados teóricos advindos do Círculo de Bakhtin. De modo geral, observamos que o modelo de PTMC pode contribuir para uma educação linguística mais eticamente comprometida com um potencial uso intervencionista do ILF.

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Biografia do Autor

Gabriel Martins, PIPGLA/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016-2020) e atual mestrando do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PIPGLA - UFRJ). Atuou como professor-bolsista CAPES no Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi UFRJ) entre 2018 e 2019.  Fez parte de um projeto de iniciação científica sobre Inglês para Fins Específicos (ESP) vinculado ao IFRJ, colaborando na produção de um livro didático de inglês para defensores de direitos humanos, em parceria com a Frontline Defenders (Irlanda). Suas atividades mais recentes incluem: ensino de EAP (inglês para fins acadêmicos) no âmbito do Programa Idioma sem Fronteiras; orientação pedagógica no projeto de extensão CLAC-UFRJ (Cursos de Línguas Abertos à Comunidade) (2021-presente); e produção de pesquisas em Linguística Aplicada, sob orientação do Prof. Dr. Rogério Tilio (UFRJ). Suas atuais investigações incluem pedagogia de multiletramentos, letramento(s) crítico(s) e teoria bakhtiniana, com foco voltado para o ensino de inglês como língua adicional. É membro do grupo de estudos NELLID (Núcleo de Estudos de Letramentos e Livro Didático), coordenado por Rogério Tilio. Atualmente, tem interesse em análise e produção de material didáticos, com ênfase em EAP.

Thais Sampaio, PIPGLA/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2013) e bacharelado em Letras Português/Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Atualmente, é mestranda em Linguística Aplicada na linha de pesquisa de Discurso e Letramentos do PIPGLA da UFRJ. Foi professora-bolsista CAPES do Programa Idiomas sem Fronteiras entre 2017 e 2019. Foi monitora-colaboradora no projeto de extensão Curso de Línguas Aberto à Comunidade da UFRJ entre 2017 e 2020. Em 2019, atuou como professora-assistente de Portugês como Língua Estrangeira na University of Ottawa (Canadá) pelo programa Letras Sem Fronteiras (parceria do Ministério da Educação com a Languages Canada). Foi bolsista CNPq em um projeto de iniciação científica sobre Inglês para fins específicos vinculado ao IFRJ, colaborando na produção de um livro didático de inglês para defensores de direitos humanos, em parceria com a Frontline Defenders (Irlanda). Faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Letramentos e Livros Didáticos (NELLID). Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com ênfase em multiletramentos, letramento crítico, letramentos acadêmicos e livro didático.

Rogério Tilio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rogério Casanovas Tilio possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. É ainda Coordenador de Graduação dos cursos de Letras Anglo-germânicas na instituição. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID (CAPES) e coordenador pedagógico de Inglês do programa Inglês sem Fronteiras (CAPES/SESu-MEC). Atuou na Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) de 2012 a 2019, como tesoureiro e vice-presidente. É autor de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos e letramento crítico, ensino de línguas e formação de professores.

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Publicado

2021-11-22

Como Citar

Martins, G., Sampaio, T., & Tilio, R. (2021). Projetos Temáticos de Multiletramentos Críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 20(2), AG2. https://doi.org/10.26512/rhla.v20i2.39138

Edição

Seção

Artigos