As expectativas dos alunos e os objetivos de um curso de língua inglesa: influências sobre a aprendizagem
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v8i1.729Mots-clés :
Filtro afetivo;, Expectativas dos alunos;, Objetivos do curso;, Aprendizagem de uma segunda línguaRésumé
O objetivo deste trabalho foi investigar de que forma as expectativas dos alunos e os objetivos de um curso de Língua Inglesa oferecido em uma empresa ferroviária concorrem para influenciar a aprendizagem. Como fundamentação teórica, foi empregada a hipótese do filtro afetivo de Krashen, Ã luz da qual foram analisadas uma aula do curso e uma entrevista que reuniu e envolveu todos os alunos. Os dados apontaram para certa correspondência entre as expectativas dos alunos e os objetivos do curso, o que parece gerar um baixo filtro afetivo e, assim, propiciar a aprendizagem.
Téléchargements
Références
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ALMEIDA FILHO, José Carlos P. Linguística aplicada: ensino de línguas & comunicação. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores e ArteLíngua, 2007.
AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2001.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1979/2003.
CAZDEN, Courtney B. Classroom discourse: the language of teaching and learning. 2nd ed. Portsmouth, NH: Heinemann, 2001.
ELLIS, Mark; JOHNSON, Christine. Teaching business English. New York: Oxford University Press, 1994/1996.
KENEDY, Eduardo. Gerativismo. In: MARTELOTTA, Mário E. (Org.). Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008. p. 127-140.
KRASHEN, Stephen D. Principles and practice in second language acquisition. New York: Pergamon, 1982.
______. The input hypothesis: issues and implications. New York: Longman, 1985.
______; TERREL, Tracy D. The natural approach: language acquisition in the classroom. New York: Pergamon, 1983.
KHUWAILEH, Abdullah A. Don’t complicate, facilitate: eight ways which complicate ESP students’ process of learning. The ESPecialist, PUC-SP, v. 16, n. 1, p. 55-68, 1995.
MACHADO, Anna Rachel. (Org.). O ensino como trabalho: uma abordagem discursiva. Londrina, PR: Eduel, 2004.
MARTON, Waldemar. The anti-pedagogical aspects of Krashen’s theory of second language acquisition. In: BARACH, Ronald M.; VAUGHAN, James C. (Orgs.). Beyond the monitor model. Boston: Heinle & Heinle, 1994. p. 57-69.
MOITA LOPES, Luiz P. Oficina de linguística aplicada: a natureza social e educacional dos processos de ensino/aprendizagem de línguas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
RICHARDS, Jack C.; RODGERS, Theodore S. Approaches and methods in language teaching. 2nd ed. New York: Cambridge University Press, 1986/2008.
RODRIGUES, Neise C.; SÁ CUNHA, Carlos. T. What about the student? The ESPecialist, PUC-SP, n. 10, p. 1-8, 1984.
ROGERS, Carl R. Freedom to learn. Columbus, Ohio: Charles E. Merril Publishing Company, 1969.
RUBIN, Joan; THOMPSON, Irene. How to be a more successful language learner. 2nd ed. Boston, Massachusetts: Heinle & Heinle Publishers, 1994.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.