Great Expectations em aula de língua inglesa

Auteurs-es

  • Ana Graça Canan Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.641

Mots-clés :

Atividades;, Sala de aula;, Texto literário;, Língua inglesa;, Cultura urbana.

Résumé

Este artigo relata o desenvolvimento de atividades para a utilização do romance Great Expectations de Charles Dickens, na perspectiva da cultura, na sala de aula de língua inglesa. Procuramos suporte teórico em Kramsch, Kristeva, Byram, e McCarthy e Carter. O discurso da cultura urbana foi identificado como o mais recorrente na obra. Alguns fragmentos da obra foram selecionados e em seguida elaboramos atividades para a sala de aula de língua inglesa. Este processo pode ser aplicado a outros textos literários também, assim produzindo atividades para serem utilizados dentro da perspectiva cultural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ana Graça Canan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Références

BYRAM, Michael. Cultural studies in foreign language education. Clevedon: Multilingual Matters, 1989.

DICKENS, Charles. Great expectations. London: Penguin Books, 1994.

KRAMSCH, Claire. Language and culture. Oxford University Press, 2003.

______. Context and culture in language teaching. Oxford University Press, 2001.

______. The cultural component of language teaching. Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterrich, Amsterdã, n. 1, v. 2, p. 1-13, 1996. Disponível em: <http://www.spz.tu-darmstadt.de/projekt_ejournal/jg_01_2/beitrag/kramsch2.htm>. Acesso em: 1 mar. 2006.

KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.

______. História da linguagem. Tradução de Maria Margarida Barahona. Lisboa: Edições 70, 1969. (coleção signos)

McCARTHY, Michael; CARTER, Ronald. Language as discourse: perspectives for language teaching. New York: Longman, 1994.

Téléchargements

Publié-e

2011-09-13

Comment citer

Canan, A. G. (2011). Great Expectations em aula de língua inglesa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 7(2), 67–79. https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.641

Numéro

Rubrique

Artigos