Great Expectations em aula de língua inglesa
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v7i2.641Mots-clés :
Atividades;, Sala de aula;, Texto literário;, Língua inglesa;, Cultura urbana.Résumé
Este artigo relata o desenvolvimento de atividades para a utilização do romance Great Expectations de Charles Dickens, na perspectiva da cultura, na sala de aula de língua inglesa. Procuramos suporte teórico em Kramsch, Kristeva, Byram, e McCarthy e Carter. O discurso da cultura urbana foi identificado como o mais recorrente na obra. Alguns fragmentos da obra foram selecionados e em seguida elaboramos atividades para a sala de aula de língua inglesa. Este processo pode ser aplicado a outros textos literários também, assim produzindo atividades para serem utilizados dentro da perspectiva cultural.
Téléchargements
Références
BYRAM, Michael. Cultural studies in foreign language education. Clevedon: Multilingual Matters, 1989.
DICKENS, Charles. Great expectations. London: Penguin Books, 1994.
KRAMSCH, Claire. Language and culture. Oxford University Press, 2003.
______. Context and culture in language teaching. Oxford University Press, 2001.
______. The cultural component of language teaching. Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterrich, Amsterdã, n. 1, v. 2, p. 1-13, 1996. Disponível em: <http://www.spz.tu-darmstadt.de/projekt_ejournal/jg_01_2/beitrag/kramsch2.htm>. Acesso em: 1 mar. 2006.
KRISTEVA, Julia. Introdução à semanálise. Tradução de Lúcia Helena França Ferraz. São Paulo: Perspectiva, 1974.
______. História da linguagem. Tradução de Maria Margarida Barahona. Lisboa: Edições 70, 1969. (coleção signos)
McCARTHY, Michael; CARTER, Ronald. Language as discourse: perspectives for language teaching. New York: Longman, 1994.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.