A Presença de Textos Literários em Livros Didáticos de Tendência Comunicativa

Auteurs-es

  • Frank da Silva Gonçalves CEFET-MG
  • Henrique Alexandrino Pinheiro Alves École Normale Supérieure de Lyon

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1096

Mots-clés :

Texto literário;, Abordagem comunicativa;, Livro didático

Résumé

Este artigo discute como os textos literários são trabalhados nos livros didáticos de francês língua estrangeira (FLE) elaborados com base na abordagem comunicativa e na perspectiva acional proposta no QECR (2001). Pretendemos situar historicamente o uso de textos literários no ensino de FLE e refletir sobre a presença dos textos literários no livro didático de FLE e sobre as atividades propostas sobre os textos literários. Procuramos esclarecer o uso de textos literários em livros didáticos de FLE. Concluímos que é necessário propor, nos livros didáticos de FLE, atividades que valorizem as especificidades dos textos literários.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Frank da Silva Gonçalves, CEFET-MG

Mestre em Estudo de Linguagens pelo CEFET-MG. Licenciado em Língua Espanhola, Língua Francesa (2007) e Língua Portuguesa (2010) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG). Tem experiência na área de Lingüística Aplicada ao Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas e tradução. 

Henrique Alexandrino Pinheiro Alves, École Normale Supérieure de Lyon

Possui graduação em Letras Português/Francês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Maîtrise em Linguística Didactique du Français Langue Etrangère et Seconde Université Lumière Lyon 2. Mestrando em Linguística pela École Normale Supérieure de Lyon e, atualmente, é leitor de português na Université de Strasbourg.

Références

ALMEIDA FILHO, JoséCarlos P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 1993.

BACHMAN, Christian; LINDENFELD Jacky; SIMONIN Jacqueline. Langages et communications sociales.Paris:Hatier, 1981.

BARTHES, Roland. Réflexions sur un manuel: l’enseignement de lalittérature.In:DOUBROVSKY, Serge; TODOROV, Tzvetan.(Org.).L'Enseignement de la littérature. Paris: Plon, 1969.p. 170-195.

BATISTA, AntonioA.G.Um objeto variável e instável: textos impressos e livros didáticos. In:ABREU, Márcia. (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras, 2000.

BERARD, Eveline. L’approche communicative:théories et pratiques.Paris: Clé International, 1991.

CANALE, Michael., SWAIN, Merrill. Theoretical bases of communicative approach to second language teaching and testing. Applied Linguistics, v. 1, n. 1,p. 28-311980.

_____. From communicative competence to communicative language pedagogy. In:RICHARDS, JackC.; SCHMIDT, Richard. Language and communication. London: Longman, 1983.

CICUREL Francine. Lectures interactives en langues étrangères. Paris: Hachette, 1991.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comumde referênciapara as línguas:aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa Editores, 2001.Disponível em: . Acesso em:24mai 2010.

CORACINI, MariaJoséR.F. O livro didático nos discursos da Lingüística Aplicada e da sala de aula. In: _____.(Org.).Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira.1 ed. Campinas, SP: Pontes, 1999.

COSTA, HeloisaB.A.Ensino do Francês língua estrangeira e os textos literários nos manuais didáticos.In: SEMINÁRIO DO GRUPO DE ESTUDOS LINGÜÃSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, 50., 2002, São Paulo. Anais...São Paulo:GEL, 2002.1 CD-ROM.

CUQ, JeanPierre;GRUCA, Isabelle.Cours de didactique du français langue étrangère et seconde.Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble, 2005.

DEMOUGIN, Patrick. Enseigner le français et la littérature: du linguistique à l’anthropologique. Revue de Sciences de l’Education,v.33, n.2, p. 401-415, 2007.

ECO, Umberto. Lector in fabula.Paris: Editions Grasset, 1979.

ELENA, Pierre. Du texte littéraire comme intrus performant dans la classe. Le Français dans le Monde: Recherches et Applications, v. 1, n. 1,p. 172-180, juil 2005. Numéro spécial (La didactique au quotidien).

GOLDENSTEIN, Jean-Pierre. Entrées en littérature. Paris:Hachette, 1990.

HYMES, Dell.H. Vers la compétence de communication.Paris: Hatier-Crédif, 1984.

HUTCHINSON, Tom.; TORRES, Eunice. The textbook as agent of change. ELTJournal, v.48, n. 4, p. 315-328,1994.

KITAO, Kenji; KITAO, S. Kethleen. Selecting and developing teaching/learning materials. The Internet TESL Journal, v. 4, n.4, 1997.Disponível em: <http://iteslj.org/Articles/Kitao-Materials.html>.Acesso em:06nov 2010.

MOIRAND, Sophie. Enseigner à communiquer en langue étrangère.Paris: Hachette, 1982.

NATUREL, Mireille. Pour la littérature: de l’extrait à l’œuvre. Paris: CLE International, 1995.

PAPO, Eliane; BOURGAIN, Dominique. Littérature et communication en classe de langue. Paris: Hatier, 1989.

PEYTARD, Jean. (Org.).Littérature et classe de langue. Paris: Hatier/Didier, 1982.

PRABHU, Nagore. S. There is no best method: why?.TESOL Quarterly, v.24, n.2, p. 161-176, 1990.

RICHARDS, Jack.C; RODGERS, Theodore.S. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. 2 ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

RIQUOIS, Estelle. Evolutions méthodologiques des manuels et matériels didactiques complémentaires en FLE: de la méthode traditionnelle à la perspective actionnelle. Education & Formation, v.e-292p. 129-141, 2010. Disponível em: <http://ute3.umh.ac.be/revues/index.php?revue=8&page=3>. Acesso em:01out 2010.

Livros didáticos analisados.

AUGÉ, Hélèneet al. Tout va bien.Paris: Clé International, 2004. 4 v.

KANEMAN-POUGATCH, Massiaet al. Café crème.Paris: Hachette, 1997. v. 1.

BEACCO DI GIURA, Marcellaet al. Café crème. Paris: Hachette, 1997. v. 2.

CAPELLE, Jeanne; CAPELLE, Guy. La France en direct 1. Paris: Hachette, 1969.

DELAISNE, Pierre;MC. BRIDE, Nicole;TREVISI, Sandra. Café crème. Paris: Hachette, 1998. v. 3.

COURTILLON, Janine;RAILLARD, Sabine. Archipel. Paris: Didier, 1982. v. 1,2.

COURTILLON, Janine;ARGAUD, Marc. Archipel.Paris: Didier, 1987. v.3.

MAUGER, Gérard. Cours de langue et de civilisation française. Paris:Hachette, 1953.v. 1.

MAUGER,Gérard;BRUÉZIÉRE,Maurice. Le français et la vieParis: Hachette, 1971.

Téléchargements

Publié-e

2012-10-24

Comment citer

Gonçalves, F. da S., & Alves, H. A. P. (2012). A Presença de Textos Literários em Livros Didáticos de Tendência Comunicativa. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 10(2). https://doi.org/10.26512/rhla.v10i2.1096

Numéro

Rubrique

Artigos