Reflexões sobre o “Projeto SLATE” e suas interlocuções

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DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53730

Palabras clave:

“Projeto SLATE”, letramento acadêmico, ambiente virtual

Resumen

Desenvolver o letramento acadêmico é requisito crucial para universidades, já que a transição para uma nova dimensão de práticas discursivas mostra-se um complexo desafio para os estudantes. Nesse contexto, objetiva-se analisar o “Projeto SLATE” (DREYFUS et al., 2016), situando-o no âmbito da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1985) e da Pedagogia com base em Gêneros (ROSE; MARTIN, 2012). Metodologicamente, este é um estudo de caráter bibliográfico e reflexivo, pois seu viés científico centra-se na apreciação do panorama construído acerca das interlocuções que se estabeleceram a partir de tal programa. Para a seleção dessas interlocuções, cumpriu-se o critério de o texto ser um artigo acadêmico e ter sido publicado a partir de 2010 – ano de finalização do projeto. Ao formular um estado da arte referente ao “Projeto SLATE”, entende-se onde se situam as principais pesquisas e quais aspectos são recorrentes nas análises, evidenciando que a abordagem pedagógica desse programa revela traços de inventividade ao desenvolver o letramento acadêmico em um ambiente virtual de ensino.

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Publicado

2024-12-23

Cómo citar

Ligoski, P. (2024). Reflexões sobre o “Projeto SLATE” e suas interlocuções. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT3. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53730

Número

Sección

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

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