A escrita na universidade: uma reflexão a partir do que os alunos dizem em seus textos
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhla.v13i1.1339Palavras-chave:
Letramento acadêmico;, Escrita na universidade;, Planejamento pedagógico.Resumo
O Ensino Superior tem se constituído como um dos lugares privilegiados para o estudo de textos que servem para o estudante adquirir e produzir conhecimento. Este trabalho situa-se na discussão sobre escrita na universidade e tem como objetivo principal observar, com base em discussões recentes sobre o letramento acadêmico (LILLIS, 2003; LEA, 2004), o que alunos universitários revelam em seus textos sobre suas escritas antes do ingresso na universidade e sobre o que é esperado deles no contexto acadêmico. Os textos que integram o corpus do trabalho foram produzidos por uma turma composta por 45 alunos da disciplina de Leitura e Produção de Texto I, matriculados em um Centro Universitário situado na cidade de Lajeado/RS. Os resultados apontam para a necessidade de o professor levar em conta no seu planejamento o letramento que os alunos já possuem antes de ingressarem na universidade, rompendo com o discurso do déficit. Uma das possibilidades apontadas neste trabalho é o planejamento pedagógico que toma os projetos como fio condutor para a escrita e a leitura na universidade.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução:LAHUD, M.;VIEIRA, Y.F. São Paulo: Hucitec, 1992.
”“”“”“”“”“”“. Estética da criação verbal. São Paulo:Martins Fontes, 1997 (tradução do francês Esthétique de la création verbal, 1979).
”“”“”“”“”“”“. Estética da criação verbal. Tradução:PEREIRA, M. E. G. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARTON, David. Literacy:an introduction to ecology of written language. 2. ed. Oxford: Blackwell Publishing, 2007.
BARTON, David; HAMILTON, Mary; IVANIC, Roz(Ed.). Situated literacies: reading and writing in context.New York: Routledge, 2000.
FIAD, Raquel S. A escrita na universidade. Revista da Abralin, v. eletrônico, n. especial, p. 357-369,2aparte, 2011.
FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera acadêmica. Tese ((Doutoradoem Linguística) -Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2007.
”“”“”“”“”“”“. Os usos da língua na construção de sujeitos letrados: relaçõesentre a esfera escolar e a acadêmica.Acta Scientiarum:Language and Culture, v. 32,n. 2, p.215-224, 2010.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar.São Paulo:Olho d’Água, 1993.
GEE, JamesP.. Situated language and learning: a critique of traditional schooling. New York: Routledge, 2004.
GERALDI, JoãoW. O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
HENDERSON, Robyn; HIRST, Elizabeth. Reframing academic literacy: re-examining a short course for “disadvantaged” tertiary students. English Teaching:PracticeandCritique, v. 6, n. 2, p. 25-38, 2006.
KLEIMAN, Angela(Org.) Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
”“”“”“”“”“”“. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita.Campinas: Mercado de Letras, 2005.
”“”“”“”“”“”“. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo,v. 32, n. 53, p. 1-25, dez.2007b.
KLEIMAN, Angela; MATENCIO, Maria L (Org.) Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber.São Paulo: Mercado de Letras, 2005.
LEA, MaryR.;STREET, BrianV. Student writing in higher education: an academic literacies approach. UKStudies in Higher Education, v. 23, n. 2, p.157-172,1998.
”“”“”“”“”“”“. The "Academic Literacies" model: theory and applications. Theory into Practice, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.
LILLIS, Theresa. Whose“common sense”? Essayist literacy and the institutional practice of mystery. In: JONES, Carys; TURNER, Joan; STREET, Brian(Org.). Students writing in the university: cultural and epistemological issues.Amsterdam:John Benjamins, 1999. p. 127-140.
MACEDO, MariaS.A N;BARROSO, NunoP. Práticas de letramento acadêmico de estudantes-convênio de graduação: uma análise das relações entre língua e identidade.Revista Brasileira Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 229, p.604-621, 2010.
MACHADO, AnnaR. Para(re)pensar o ensino de gêneros. São Leopoldo, Calidoscópio,v. 2, n. 1, p. 17-28, 2004.
MARINHO, Marildes. A escrita nas práticas de letramento acadêmico. Belo Horizonte, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 10, n. 2, p. 363-386, 2010.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
_______. (Org.) Redação acadêmica: princípios básicos. Santa Maria: Imprensa Universitária, 2001.
PAZELLO, Elizabeth. Pedagogia de projetos e o ensino de inglês de 5aa 8asérie: convicção ou modismo?Dissertação (Mestrado) ”“Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.
RUSSEL, DavidR.et al.Exploring notions of genre in “Academic Literacies” and “Writing across the curriculum”: approaches across countries and contexts. In: BAZERMAN, Charles; Bonini, Adair;Figueiredo, Débora(Ed.). Genre in a chaging world. Colorado: The WAC Clearinghouse, 2009.p. 395-423. Disponível em: <http://wac.colostate.edu/books/genre/>.
SANTOMÉ, JurjoT. Globalização e interdisciplinaridade: o curríulo. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOARES, Magda. Concepções de linguagem e o ensino da língua portuguesa. In: BASTOS, Neusa B. Língua portuguesa: história, perspectivas, ensino.São Paulo: Educ,1998.p. 53-71.
”“”“”“”“”“”“.Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 1999.
STREET, Brian. Literacy in theory and practice. Cambridge: CUP, 1984.
”“”“”“”“”“”“.Social literacies:critical approaches to literacy in development, ethnography and education.London: Longman, 1995.
”“”“”“”“”“”“. Literacy events and literacy practices: theory and practice in the New Literacy Studies. In.: MARTIN-JONES, M.;JONES, K. (Ed.) Multilingual literacies: reading and writing different worlds.Amsterdam: John Benjamins, 2000. p.17-30.
”“”“”“”“”“”“. What's "new" in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, v. 5, n.2, 2003.
”“”“”“”“”“”“. Futures of ethnography of literacy?Language and Education,v.18, n.4,2004.
STREET, Brian;LEA, MaryR. The “Academic Literacies Model”: theory and applications: theory into practice.College of Education and Human Ecology, The Ohio State University, 2006.
STREET, Brian;LEFSTEIN, Adam. Literacy: an advanced resource book.Londres;Nova York: Routledge, 2007.
TERZI, SylviaB;SCAVASSA, JúliaS.Mudanças na concepção de escrita de jovens e adultos em processo de letramento.Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n.1,p. 181-207, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Artigos publicados pela Revista Horizontes de Linguística Aplicada são licenciados sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Ao publicar na Horizontes de Linguística Aplicada, os autores concordam com a transferência dos direitos autorais patrimoniais para a revista. Os autores mantêm seus direitos morais, incluindo o reconhecimento da autoria.
Autores e leitores têm o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais .
- SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.


