Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula
considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
DOI :
https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19293Mots-clés :
Ensino de História, História, JogosRésumé
Este trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro ”“ especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” ”“ são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos ”“ tal qual este ”“ por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo ”“ bem como alguns apontamentos e sugestões ”“ também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo.
Téléchargements
Références
ANTONI, Edson; ZALLA, Jocelito. O que o jogo ensina: práticas de construção e avaliação de aprendizagens em História. In: GIACOMONI, Marcello Paniz; PEREIRA, Nilton Mullet. (orgs). Jogos e ensino de história. Porto Alegre: Evangraf, 2013. p. 150.
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Jogos digitais e aprendizagens: o jogo Age of Empires III desenvolve ideias e raciocínios históricos de jovens jogadores? Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Minas Gerais: UFMG/FaE, 2009. p. 58.
FERREIRA, Emmanoel; FALCÃO, Thiago. Atravessando as bordas do círculo mágico: imersão, atenção e videogames. Comunicação, mídia & consumo. São Paulo, v. 13, n. 36, p. 73-93, Jan./abr. 2016. p. 77. Disponível em: <http://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/issue/view/45>. Acesso em: 14 de setembro de 2016.
FORTUNA, Tânia Ramos. Brincar é aprender. In: GIACOMONI, PEREIRA, 2013, p. 70
GIACOMONI, Marcello Paniz. Construindo jogos para o Ensino de História. In: GIACOMONI, PEREIRA, 2013, p. 145-146
GUIMARÃES NETO, Ernane. Jogo de tabuleiro se renova, volta à moda e ganha mercado. Folha de São Paulo. Mercado (caderno). Domingo, 22 de novembro de 2009. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2211200916.htm>. Acesso em: 16 de novembro de 2014.
HALTER, Ed. From Sun Tzu to Xbox: war and video games. Nova Iorque: Thunder’s Mouth Press 2006 apud LEME LOPES, FONSECA, 2012, p. 174.
LEME LOPES, André Pereira; FONSECA, Renato. Dados e cartas na escola: o potencial pedagógico dos jogos não-eletrônicos. SBGames 2012. XI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital. 2, 3 e 4 de Novembro de 2012. Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Brasília ”“ DF. Disponível em: <http://sbgames.org/sbgames2012/proceedings/papers/cultura/C_S12.pdf>. Acesso em: 6 de agosto de 2015.
___________. ¿Quién es el autor de um juego? Granularidad y historia em los juegos modernos. La Autoría. Reflexiones teóricas y análisis de las prácticas. Congreso Internacional, 22 y 23 de Octubre de 2015, Santiago de Compostela. p. 11. Disponível em: <https://www.academia.edu/17135002/_Qui%C3%A9n_es_el_autor_de_un_juego_Granularidad_y_historia_en_los_juegos_modernos?auto=download>. Acesso em: 7 de agosto de 2016.
LIPPOLD, Walter. Brincar na a1ula de História: jogos, ensino e autoria (I). O Fato e a História (site). Arquivo de textos. 10 de abril de 2014. 2014a. Disponível em: <http://ofatoeahistoria.blogspot.com.br/2014/04/brincar-na-aula-de-historia-jogos.html>. Acesso em: 7 de agosto de 2016.
_________. Brincar na aula de História: jogos, ensino e autoria (II) Os Role-Playing Games e suas possibilidades no ensino de História. O Fato e a História (site). Arquivo de textos. quarta-feira, 17 de dezembro de 2014. 2014b. Disponível em: <http://ofatoeahistoria.blogspot.com.br/2014/12/brincar-na-aula-de-historia-jogos_17.html>. Acesso em: 7 de agosto de 2016.
MEINERZ, Carla Beatriz. Jogar com a História na sala de aula. In: GIACOMONI, PEREIRA, 2013, p. 109.
NALLIN, Claudia Góes Franco. Memorial de Formação: o papel dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Trabalho de conclusão de curso (graduação) ”“ UNICAMP ”“ Campinas, SP: [s.n.], 2005. p. 3. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=15526. Acesso 5 de novembro de 2015.
Origem dos jogos e brincadeiras. Portal Educação. 6 de fevereiro de 2013. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/32269/origem-dos-jogos-e-brincadeiras#!1>. Acesso em 2 de novembro de 2015.
PEREIRA, Nilton Mullet, GIACOMONI, Marcello Paniz. Flertando com o Caos: os jogos no Ensino de História. In: GIACOMONI, PEREIRA, 2013, p. 17-18.
PRENSKY, Marc. Não me atrapalhe, mãe ”“ eu estou aprendendo!: como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI ”“ e como você pode ajudar! São Paulo: Phorte. p. 161-165 apud LEME LOPES, FONSECA, 2012, p. 173.
SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Regras do jogo. Fundamentos do Design de Jogos. Volume 1. São Paulo: Blucher, 2014. p. 111-112.
SCHMIDT, Maria auxiliadora e CAINELLI, Marlene. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2004. p. 34 apud VIEIRA, Gabriel Vinícius; DIAS, Guilherme; LOPES, William Molinos; DENARDIN, Maurício Duarte; FERRAZ, Naieni; SOARES, André Luis Ramos. Os Jogos de Tabuleiro como Prática de Ensino e Compreensão de Contextos Históricos, Sociais e Políticos. 4º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Dourados, MS ”“ 2009. p. 3. Disponível em: <http://jararaca.ufsm.br/websites/nep/download/TExtos/ARIV.pdf>. Acesso em: 15 de abril de 2015.
SEFFNER, Fernando. Aprendizagens em História. In.: Teoria & Fazeres: caminhos da educação popular. pp. 34-37 Gravataí, SMEC, 1998 v.1, p. 35 apud SEFFNER, Fernando. Aprendizagens significativas em História: critérios de construção para atividades em sala de aula. In: GIACOMONI, PEREIRA, 2013, p. 55.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.