Ensinar e aprender História

reflexões em torno de experiências de formação de formação docente contínua em meios virtuais na Província de Buenos Aires

Autores

  • Talia Meschiany
  • Verónica Hendel

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.19624

Palavras-chave:

Tecnologia de Informação e Comunicação, Formação Contínua de Professores;, Ensino de História, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EVA)

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões preliminares sobre um conjunto de práticas e representações da prática de professores sobre o ensino da história, parte do Departamento de Educação Continuada (DFC) da Direcção-Geral da Educação e Cultura da província de Buenos Aires (DGCyE) durante os anos de 2015 e 2016. Analisamos como a formação de professores em exercício através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (EVA) promove e fortalece as boas práticas de ensino. Nós exploramos a troca coletiva no campus virtual da DFC e do uso de redes sociais (Facebook) Estes espaços permitem gravar alguns pensamentos que os professores fazem sobre si mesmos, a sua formação e práticas. Neste sentido, eles funcionam como uma possibilidade de análise e diagnóstico do que acontece hoje nas aulas de história no ensino secundário, a partir da troca coletiva entre os colegas. Por outro lado, sugere o ensino de história na escola, incluindo as possibilidades oferecidas pelas TIC nos processos de reflexividade professoral sobre ensino e aprendizagem desta disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-24

Como Citar

Meschiany, T., & Hendel, V. (2018). Ensinar e aprender História: reflexões em torno de experiências de formação de formação docente contínua em meios virtuais na Província de Buenos Aires. História, histórias, 5(9), 148–169. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.19624

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.