Experiências ausentes no ensino de História:

inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática

Autores

  • Astrogildo Fernandes Silva Júnior Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU
  • José Josberto Montenegro Sousa Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10982

Palavras-chave:

ensino de história, diferentes fontes e linguagens, jovens estudantes

Resumo

Este texto busca compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Apresenta resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Em relação aos procedimentos metodológicos, recorreu à observação de cunho etnográfico, à história oral e à didática da história. O cenário da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Fizeram parte direta da investigação os jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio. Concluiu-se que o ensino de história na educação básica precisa reorientar suas práticas, abranger outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. Nesse processo, os usos de diferentes fontes e linguagens nas aulas de história podem constituir iniciativas para promover articulação entre saberes escolares e a vida prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia - FACIP/UFU

Professor Adjunto do Curso de História da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU. Atua no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlãndia - PPGED/UFU.

José Josberto Montenegro Sousa, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU

Professor Adjunto do curso de História da FACIP/UFU. Doutor em História Pela Puc São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Silva Júnior, A. F., & Montenegro Sousa, J. J. (2017). Experiências ausentes no ensino de História:: inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática. História, histórias, 5(9), 24–39. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10982

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.