Experiências ausentes no ensino de História:
inquietantes pressupostos para uma reorientação da vida prática
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10982Palavras-chave:
ensino de história, diferentes fontes e linguagens, jovens estudantesResumo
Este texto busca compreender como o ensino de história pode contribuir na formação dos jovens estudantes. Apresenta resultados de um projeto que teve como objetivo analisar o potencial das diferentes fontes e das diferentes linguagens da cultura contemporânea no processo de ensino e aprendizagem em história. Em relação aos procedimentos metodológicos, recorreu à observação de cunho etnográfico, à história oral e à didática da história. O cenário da pesquisa foi uma escola pública estadual da cidade de Ituiutaba, MG, Brasil. Fizeram parte direta da investigação os jovens estudantes do primeiro ano do ensino médio. Concluiu-se que o ensino de história na educação básica precisa reorientar suas práticas, abranger outras perspectivas epistemológicas, que possibilitem discutir a diversidade de experiências histórico-culturais negligenciadas e silenciadas. Nesse processo, os usos de diferentes fontes e linguagens nas aulas de história podem constituir iniciativas para promover articulação entre saberes escolares e a vida prática.
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