Os índios na História e o ensino de História:

avanços e desafios

Autores

  • Edson Hely Silva Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10983

Palavras-chave:

Índios, História, Ensino, Lei nº 11.645/2008

Resumo

Os povos indígenas no Brasil nos últimos anos conquistaram e ocuparam espaços sociopolíticos, questionando visões eurocêntricas, colonialistas e evolucionistas tratando os povos indígenas como primitivos, desaparecidos ou vítimas impotentes em extinção. O que além de exigir reformulações das teorias explicativas sobre a história e o destino desses povos, vem também exigindo discussões, formulações e efetivação de políticas públicas respondendo as demandas de direitos indígenas sociais específicos. A Lei nº 11.645/2008 determinou a inclusão da história e culturas indígenas nos currículos da Educação Básica, possibilitando novas abordagens no ensino da temática indígena para superação de desinformações, equívocos e preconceitos generalizados sobre os índios, contribuindo com o reconhecimento e o respeito as sociodiversidades expressas pelos povos indígenas em nosso país.

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Biografia do Autor

Edson Hely Silva, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

Doutor em História Social. Professor de História no CENTRO DE EDUCAÇÃO/Colégio de Aplicação-UFPE no Campi Recife. Leciona no PROFHISTÓRIA-Rede de Mestrado Profissional em Ensino de História/UFPE, no Programa de Pós-Graduação em História/UFCG (Campina Grande-PB) e no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE/Campi Caruaru, destinado a formação de professores/as indígenas em Pernambuco.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Silva, E. H. (2017). Os índios na História e o ensino de História:: avanços e desafios. História, histórias, 5(9), 40–56. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10983

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