Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A revista História, histórias, de periodicidade semestral, publica artigos, resenhas, notas críticas, documentos de pesquisa, traduções e entrevistas, em português, inglês, francês, italiano e espanhol. Dentre estas modalidades, apenas as traduções e as entrevistas não obedecem ao fluxo contínuo e espontâneo de submissão, pois dependem das diretrizes estabelecidas pelo conselho editorial, no sentido de garantir a coerência de cada publicação. Os manuscritos devem ser encaminhados exclusivamente por meio do seu site. No caso de dossiês, eles também deverão ser organizados pelo conselho editorial, podendo resultar em chamadas públicas, destinadas a recrutar especialistas nacionais e internacionais em suas respectivas áreas de atuação. Textos recebidos em fluxo contínuo serão analisados, primeiro, pelo conselho editorial, com a finalidade de determinar a pertinência do material submetido. Caso aprovados nessa etapa, serão encaminhados anonimamente a pareceristas ad hoc, responsáveis por produzir relatórios sigilosos que orientem a decisão final de publicação, de responsabilidade do editor chefe e do conselho editorial. Esse processo de avaliação será observado em todos os originais, mesmo nos casos de textos recebidos a convite da RHh, ressalvando que as partes envolvidas serão indagadas sobre eventuais conflitos de interesse. Ao propor uma submissão, os autores são convidados a verificar a conformidade do manuscrito em relação aos itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas de submissão propostas serão devolvidas.

1. Os autores devem ser doutores e possuir ORCID, mesmo no caso de coautoria.
2. A contribuição é sempre original e inédita e não deve estar submetida, no mesmo momento, à
avaliação para publicação por outra revista.
3. Os arquivos devem ser submetidos em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não
ultrapassem 2MB).
4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Normas de submissão, a seguir.
5. Os autores são responsáveis por remover toda identificação de autoria do trabalho, de modo a garantir a “avaliação cega”.

Normas de submissão

Artigos e ensaios devem ser elaborados com a extensão mínima de 25.000 e máxima de 80.000 caracteres (considerados os espaços, notas e referências bibliográficas). Os textos das seções “Artigo” e “Documento de pesquisa” devem apresentar pesquisas inéditas e originais, calcadas em investigações em andamento ou concluídas. Textos que evoquem problemas gerais de um campo de saber nas humanidades e, em particular, na historiografia, podem integrar a rubrica “Notas críticas”.

As resenhas críticas devem ter entre 10 mil e 18 mil caracteres com espaço. Podem ser resenhados livros autorais ou coletâneas, publicados no Brasil ou no exterior, em português ou em línguas estrangeiras. A obra deve ter sido publicada há, no máximo, dois anos, no caso de publicações brasileiras, e quatro anos, no caso de publicações estrangeiras. As resenhas devem, preferencialmente, conter uma breve descrição da estrutura narrativa da obra, uma indicação da situação da obra numa vertente analítica, e, finalmente, a apreciação crítica. Deve trazer também um título, em português e em inglês, que expresse o cerne da crítica. Logo após o título em português e em inglês, as resenhas devem trazer a referência bibliográfica completa da obra resenhada. O texto pode conter notas explicativas e, sobretudo, notas bibliográficas completas. Não há bibliografia a ser listada ao final da resenha.  

Todas as propostas de resenhas devem ser comunicadas de antemão ao editor chefe ou ao editor de resenhas da revista, através do email editorcheferhh@gmail.com. É condição para a confecção de uma resenha que o resenhista e o autor da obra não tenham tido relações acadêmico-profissionais que envolvam o trabalho em foco.

***

Os textos devem ser formatados a partir das seguintes orientações:

Títulos: fonte Times New Roman, tamanho 14, centralizado e em negrito. O título em língua
estrangeira deve vir abaixo, em fonte tamanho 12, centralizado e em negrito.

Resumo e palavras-chave: o resumo deve conter até 700 caracteres com espaços, em fonte Times New Roman, tamanho 11, justificado, a que se seguem três palavras-chave. As versões em inglês seguem o mesmo formato.

Corpo do texto: os manuscritos podem ser divididos em seções (Times New Roman, tamanho 12,
negrito, usando-se a primeira letra em maiúscula) que sinalizem para a organização e desenvolvimento dos argumentos, hipóteses e conclusões destacados desde o resumo. O texto deve ser redigido em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado. Citações de até três linhas devem vir no corpo do texto. Citações superiores a três linhas devem ser destacadas do corpo do texto, em fonte Times New Roman, tamanho 11, recuados de 2 cm à esquerda em espaçamento simples. Imagens podem ser inseridas diretamente nos manuscritos, mas somente serão publicadas com o envio de versão em 300 dpi, com a autorização de reprodução, se não estiverem em domínio público.

Referências: a serem introduzidas em notas de rodapé (fonte Times New Roman, tamanho 10,
justificado) e, mais extensamente, na seção “Referências bibliográficas”, ao final do texto, apresentada em ordem alfabética, contendo apenas aquelas efetivamente utilizadas.

Referências bibliográficas: devem aparecer completas em notas de rodapé, no primeiro uso. Nos usos subsequentes, utilizar a estrutura sobrenome do autor, nome, título, op. cit. (ou art. cit.), p. x, conforme o exemplo: BAXANDALL, Michael. Giotto e os oradores, op. cit., p. 24-26.

Citação de livros: BAXANDALL, Michael. Giotto e os oradores: as observações dos humanistas italianos sobre pintura e a descoberta da composição pictórica (1350-1450). Trad. Fábio Larsson. São Paulo: EdUSP, 2018.

Citação de coletâneas: BARATIN, Marc; JACOB, Christian (orgs.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Trad. Marcela Mortara. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.

Citação de capítulo de coletânea: GRAFTON, Antony. Comment créer une bibliothèque humaniste: le cas de Ferrare. In BARATIN, Marc; JACOB, Christian (orgs.). O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Trad. Marcela Mortara. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006, 189-203.

Citação de artigos: KLEIN, Kelvin Falcão. O estilo tardio em Giorgio Agamben. Topoi (Rio J.), Rio de Janeiro, v. 22, n. 46, p. 77-94, jan./abr. 2021 | www.revistatopoi.org.

Citação de dissertações e teses: PARRON, Tâmis Peixoto. A política da escravidão na era da liberdade: Estados Unidos, Brasil e Cuba, 1787-1846. Tese (Doutorado em História Social) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Citação de atas e anais de eventos: WOOD, Christopher S. Art History’s Normative Renaissance. In:
GRIECO, Allen J. et al (orgs.). The Italian Renaissance in the Twentieth Century. Acts of an International Conference. Florença Villa I Tatti, June 9-11, 1999. Florença: Olschki, 1999, pp. 65-92.

Todos os originais devem ser enviados após revisão ortográfico-gramatical, responsabilizando-se os autores por todas as informações neles contidas.  As submissões acarretam cessão dos direitos e de publicação para a RHh. Não obstante, a revista pode eventualmente autorizar seu uso em outras publicações, mediante comunicação prévia ao editor chefe e menção à publicação original na RHh.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.