Reflexões sobre o lançar de dados na sala de aula
considerações sobre o desenvolvimento de um jogo de tabuleiro moderno para o ensino de História e suas possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19293Palabras clave:
Ensino de História, História, JogosResumen
Este trabalho versa sobre a viabilidade do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História. Para tal, baseando-se na análise de alguns jogos de tabuleiro comerciais e em experiências com jogos no ensino de História, apresenta-se o percurso metodológico o qual resultou na produção autoral de um jogo de tabuleiro moderno sobre a Greve Geral de 1917 de São Paulo. A proposta aqui defendida é que os jogos de tabuleiro ”“ especialmente a vertente usualmente denominada “jogos de tabuleiro modernos” ”“ são os mais versáteis de serem utilizados no ambiente escolar, além de poderem ser desenvolvidos ”“ tal qual este ”“ por professores de História, sem formação técnica na área do desenvolvimento de jogos. A reflexão sobre problemas no processo criativo e de elaboração do jogo ”“ bem como alguns apontamentos e sugestões ”“ também são abordados, como ponto para o debate sobre esta modalidade que é possibilidade narrativa e de ensino-aprendizagem a um só tempo.
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