Notícias

Dossiê:  “História e Literatura: diálogos e interações” (vol. 8, n. 15, Ano: 2020)

2019-04-23

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DOSSIÊ - jan.jun. 2020

Dossiê:  “História e Literatura: diálogos e interações” (vol. 8, n. 15, Ano: 2020)

PRAZO PARA ENVIO DAS CONTRIBUIÇÕES: 23/08/2019

ORGANIZADORES:

Dra. Eloisa Perira Barroso – PPGHIS/UnB

Dra. Maria Veralice Barroso – Pós-doutoranda do PPGM/unB

Conforme o escritor  tcheco Milan Kundera a história interessa ao romancista na medida em que por meio de seus movimentos, a existência – objeto do literário romanesco – se ilumina e se mostra aos olhos e compreensão do criador do estético. Em suas palavras no livro A cortina (2006, p. 67),  a história “é como um projetor que gira em torno da existência humana e lança uma luz sobre ela, sobre suas possibilidades inesperadas, que em tempos tranquilos, quando a história fica imóvel, não se realizam, permanecendo invisíveis e desconhecidas.” Tal como se observa na proposição kunderiana, história e literatura mantiveram, desde sempre, relações de proximidade, o que requer por parte dos leitores, especialmente dos leitores pesquisadores, um olhar sensível que ultrapasse a ideia de hierarquia. Este gesto implicaria no entendimento acerca da importância de se considerarar as aproximações entre as duas narrativas enquanto tecituras reguladas pelos princípios de dialogicidade, destarte, de autonomia e de liberdade. Reconhecer o valor desta relação para extensão e aprofundamento acerca das questões voltadas à existência, implica antes de tudo, a negação de quaisquer gestos que pressuponham tentativas de homogeneização ou de  subordinação de uma narrativa em relação à outra.  

Buscando refletir sobre as possibilidades de interações entre História e Literatura, o dossiê “História e Literatura: diálogos e interações” espera receber reflexões - de Doutores, Doutorandos ou Mestres - que contribuam  para a ampliação e problematização das questões propostas, tanto do ponto de vista da construção quanto do ponto de vista da recepção das narrativas históricas e literárias.

Saiba mais sobre Dossiê:  “História e Literatura: diálogos e interações” (vol. 8, n. 15, Ano: 2020)

Edição Atual

v. 7 n. 13 (2019): O lúdico e a História: caminhos de pesquisa e ensino (jan-jun)

O lúdico tem sido bastante estudado nos campos da pedagogia, especialmente na formação de crianças e adolescentes. Este dossiê pretende ampliar essa discussão e analisar a historicidade presente em jogos (de tabuleiro, de cartas, digitais ou RPGs), histórias em quadrinhos, programas midiáticos, multi e transmídia, oficinas e representações teatrais, entre outras formas de expressão. Assim, buscamos reunir trabalhos que discutam relações entre a questão do lúdico como difusão do conhecimento histórico, como uma historicidade não convencional ou como ensino (in)formal. Acreditamos que trata-se de um tema contemporâneo e cada vez mais relevante para a recepção do discurso historiográfico.

Publicado: 2019-04-11

Edição completa

Ver Todas as Edições

História, histórias (ISSN 2318-1729) é um periódico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. Esta revista publica dossiês temáticos, artigos avulsos e resenhas em História e áreas afins. Propõe-se a promover o intercâmbio de idéias e resultados de pesquisas entre investigadores da área e recebe também artigos avulsos e resenhas em fluxo contínuo. Propostas de dossiês temáticos são submetidas ao Conselho Editorial. Os interessados em enviar contribuições devem verificar as Diretrizes para Autores

A REVISTA ESTÁ INDEXADA NOS SEGUINTES SERVIÇOS: 

___________________________________________________________________________________________________________________

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (TEMÁTICA LIVRE) E RESENHAS - Fluxo contínuo, ou seja, em qualquer época do ano.

____________________________________________________________________________________________________________________