Notícias

Dossiê: Os manuscritos medievais da UnB

2019-01-04

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DOSSIÊ

Dossiê:  Os manuscritos medievais da UnB (vol. 7, n. 14, Ano: 2019)

PRAZO PARA ENVIO DAS CONTRIBUIÇÕES: 15 de MARÇO de 2019

ORGANIZADORES: Profª. Drª. Alícia Duhá Lose 

A Seção de Obras Raras da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB) custodia um corpus documental manuscrito produzido no final da Idade Média (séc. XIV), escrito em português arcaico. Basicamente, o corpus desdobra-se em três núcleos: 1) Vidas de Santos (conhecido também como Flos Sanctorum); 2) Diálogos de São Gregório; 3) Livro das Aves. As temáticas apresentadas em cada um deles permitem desenvolver trabalhos de pesquisa que se estendem da História, à Linguística, à História da Arte, à Literatura e à Filosofia. Ao mesmo tempo, suas características e tipologia oferecem oportunidades de especialização técnica às áreas da Biblioteconomia, da Arquivologia e da Museologia. Nesse sentido, a proposta deste dossiê tem acentuadas características multidisciplinares, e acolherá artigos que tenham os Manuscritos Medievais da UnB como fonte documental, com vistas à difusão desse importante conjunto de pergaminhos e ao seu conhecimento.

Saiba mais sobre Dossiê: Os manuscritos medievais da UnB

Edição Atual

v. 6 n. 12 (2018): Sexualidades disparatadas: outras histórias

Em 2016, publicamos na Revista Esboços (v. 23, n. 35), o dossiê “Quando Clio encontra as ‘sexualidades disparatadas’”, que, inspirado pelas reflexões de Michel Foucault, tinha como objetivo problematizar as homossexualidades, lesbianidades e transexperiências na historiografia brasileira. As pesquisas históricas reunidas naquele dossiê revelaram que Clio encontrara, não sem resistências, as “sexualidades disparatadas”. No presente dossiê da História, histórias, pretendemos ampliar o debate iniciado em 2016, partindo não mais apenas da ausência ou invisibilidade dessas experiências nos estudos históricos, mas, ao contrário, da sua presença, acontecimento que tem contribuindo para a invenção de outras histórias e a transformação da própria disciplina História. Desse modo, este dossiê acolhe estudos históricos que têm como temáticas as sexualidades, gêneros, performances, experiências “disparatadas” e “dissidentes” e suas resistências à heteronorma.  Que outras histórias estão sendo gestadas do encontro entre Clio e as “sexualidades disparatadas”?

Publicado: 2018-12-11

Edição completa

Ver Todas as Edições

História, histórias (ISSN 2318-1729) é um periódico semestral publicado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília. Esta revista publica dossiês temáticos, artigos avulsos e resenhas em História e áreas afins. Propõe-se a promover o intercâmbio de idéias e resultados de pesquisas entre investigadores da área e recebe também artigos avulsos e resenhas em fluxo contínuo. Propostas de dossiês temáticos são submetidas ao Conselho Editorial. Os interessados em enviar contribuições devem verificar as Diretrizes para Autores

A REVISTA ESTÁ INDEXADA NOS SEGUINTES SERVIÇOS: 

___________________________________________________________________________________________________________________

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS (TEMÁTICA LIVRE) E RESENHAS - Fluxo contínuo, ou seja, em qualquer época do ano.

____________________________________________________________________________________________________________________