Regulamento

Regulamento

Art. 1º - A revista "História, histórias", de responsabilidade jurídica, administrativa e financeira do Programa de Pós-graduação em História (PPGHIS) da Universidade de Brasília (UnB), divulga trabalhos de pesquisadores de História e áreas afins.

 

Art. 2º - A revista é um periódico trimestral eletrônico online em open access, em fluxo contínuo.

 

Art. 3º - A revista é dirigida por um Conselho Editorial.

  • 1º O Conselho Editorial é composto por ao menos cinco membros: um membro do quadro docente permanente do PPGHIS; no mínimo um membro externo estrangeiro com título de doutor; no mínimo um membros externos nacionais com título de doutor.
  • 2º Os membros do Conselho Editorial terão um mandato de três anos.
  • 3º Os membros do Conselho Editorial não podem publicar na revista, nem organizar dossiês.
  • 4º Compete ao Conselho Editorial:

I - Selecionar os seus sucessores após o fim do mandato de três anos.

II - Reunir-se com regularidade para zelar pelo andamento dos processos editoriais.

III - Formular a política editorial e decidir sobre as propostas recebidas pela Revista para publicação.

IV - Aprovar a composição do Conselho Consultivo.

V - Indicar e eleger os membros que compõem o Conselho Editorial.

VI - Deliberar sobre os casos omissos.

 

Art. 4º - A revista é presidida por um Editor, que implementa a sua publicação.

  • 1º Compete ao Editor:

I - Zelar pelos processos de chamada para os números da revista e de recepção de artigos, de acordo com os parâmetros de excelência e de transparência.

II - Organizar, juntamente com o Comitê Editorial, o expediente administrativo da revista.

III - Convocar as reuniões do Conselho Editorial.

IV- Redigir a apresentação editorial de cada número da revista.

V - Submeter ao Conselho Editorial relatórios semestrais de suas atividades.

VI - Informar o Colegiado do PPGHIS, por meio de relatório anual, sobre a situação da Revista. 

 

Art. 5º - A revista possui um Conselho Consultivo.

  • 1º A composição do Conselho Consultivo será aprovada pelo Conselho Editorial, com mandato de três anos, podendo ser renovado a critério das partes.
  • 2º O Conselho Consultivo será composto por até quinze membros, doutores em História e áreas afins, vinculados a programas de pós-graduação nacionais e estrangeiros, ou a instituições de ensino superior e de pesquisa de reconhecida excelência.
  • 3º Os membros do Conselho Consultivo não podem ser professores dos quadros do PPGHIS.
  • 4º Os membros do Conselho Consultivo não podem publicar na revista.

 

Art. 6º - A revista divide-se em cinco seções:

  • 1º Dossiê - Organizado por, até, dois doutores em História e áreas afins, de outra instituição de pós-graduação nacional ou estrangeira. A organização dos dossiês poderá ser objeto de chamada pública e os candidatos submeterão um projeto ao Conselho Editorial, no qual devem constar: título, objetivo, temática proposta e curriculumatualizado. Uma vez aprovado, a "História, histórias" fará chamada pública para a submissão de artigos temáticos, que serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas. Os artigos avaliados e aprovados, que por motivos editoriais não sejam aproveitados para o dossiê, passarão a fazer parte do banco de artigos avulsos da revista e poderão ser publicados, mediante acordo escrito do autor, em até duas edições subseqüentes. Uma vez editado, o texto será enviado ao autor para a sua aprovação final e publicação. Os organizadores são responsáveis pela redação da apresentação do dossiê.
  • 2º Artigos avulsos - A revista recebe artigos em fluxo contínuo. Uma vez recebidos, os artigos serão encaminhados a, no mínimo, dois pareceristas. Uma vez aprovado e editado, o texto será enviado ao autor para a sua aprovação final e publicação. 
  • 3º Resenhas - A revista recebe resenhas em fluxo contínuo. Compete ao Editor e ao Comitê Editorial a apreciação do material enviado. O comitê editorial também pode solicitar resenhas a convite.
  • 4º Micro-dossiês – com candidaturas de três artigos em conjunto sobre um tema em comum às três contribuições. Todos os artigos serão avaliados por no mínimo dois pareceristas. Uma vez aprovados e editados, os textos serão enviados aos autores para a sua aprovação final e publicação. Caso algum(uns) dos artigos não seja(m) aprovado(s), as contribuições aprovadas serão publicadas como artigos avulsos.
  • 5º “Combates” – Com a publicação de artigos de controvérsia acadêmica e debates. Os artigos desta seção podem ser menores, considerando a contribuição mínima de 2000 palavras.
  • 6º Eventualmente, a critério do Conselho Editorial, a revista pode publicar traduções de textos já publicados no exterior, bem como inéditos, desde que relevantes para a área.
  • 7º Cada número da revista deve ter no mínimo 5 contribuições. Uma edição poderá ser publicada com menos artigos desde que ao ano sejam publicados no mínimo 20 artigos.

 

Art. 7º O material enviado para publicação, quando aprovado, será adequado às normas editoriais da Revista e precisa atender aos padrões das normas da língua em que estiver escrito, ser original, e não estar em processo de avaliação por outro periódico; o ato de envio significa que o autor autoriza a "História, histórias" a publicar o trabalho.

 

Art. 8º A revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos e resenhas, sendo este de inteira responsabilidade dos autores.

 

Art.9º Além da língua portuguesa, a revista publica também em espanhol, inglês, italiano e francês.

 

Art. 10º No conjunto de contribuições de cada número - organização de dossiê, autoria de artigos, autoria de resenhas -, os autores procedentes do PPGHIS não poderão ultrapassar o número de um artigo por edição.