Orientação temporal e ensino de História:

perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015

Autores

  • André Luiz da Silva Cazula Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Ana Heloisa Molina Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10981

Palavras-chave:

Currículo, Orientação temporal, Prática docente

Resumo

As diretrizes para o ensino de História, publicadas pelo estado do Paraná em 2008, possuem como principal referência norteadora a teoria da História engendrada por Jörn Rüsen, que indica a necessidade da orientação temporal do ser humano em sua vida cotidiana conforme a peculiaridade do conhecimento histórico. Com reflexões acerca das perspectivas e práticas docentes em relação às orientações curriculares, o presente texto resultou de pesquisa do tipo etnográfica, realizada com dois professores da rede estadual no Ensino Médio, na cidade de Jacarezinho-PR, no ano letivo de 2015, apresentando as apropriações, as táticas e as estratégias utilizadas na mediação do conhecimento em sala de aula a partir das discussões propostas por Michel De Certeau.

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Biografia do Autor

André Luiz da Silva Cazula, Universidade Estadual do Norte do Paraná

<p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 100%;" align="justify"><span style="font-family: Times new roman,serif;">Mestre em História Social pela UEL (2016). Licenciado em História - UENP (2008) e Bacharel em Administração Pública - UEPG (2013). Especialista em História, Cultura e Sociedade - UENP (2012); em História, Arte e Cultura - UEPG (2013); e em Gestão Pública - UEPG (2015). É Agente Universitário Técnico Administrativo da UENP desde 2010. Atua principalmente nas áreas da História da Educação e do Ensino de História.</span></p>

Ana Heloisa Molina, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em História pela Faculdade Auxiliun Filosofia Ciencias e Letras de Lins (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista- Unesp-campus de Marília (1995) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Atua na pós graduação lato sensu (Especialização em História Social e Ensino de História) e stricto sensu (Mestrado em História Social, linha História e Ensino) desta instituição.Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, linguagens culturais no ensino de história, Eliseu Visconti, imagens e conhecimento histórico e imagens e ensino de história, memória e história.Realizou estágio pós doutorado junto ao programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, sob a supervisão da profa dra Ana Maria Mauad o projeto. Participa dos grupos de pesquisa: Iconografia e História; Imagem, Memória e Informação (IMI) e Rede de Estudos sobre Ensino e Aprendizagem em História. É integrante do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem na História (LEDI) na UEL.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Cazula, A. L. da S., & Molina, A. H. (2017). Orientação temporal e ensino de História:: perspectivas e práticas de professores de História da rede estadual de ensino. Jacarezinho-PR. 2015. História, histórias, 5(9), 7–23. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10981

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