As relações de gênero na BNCC de História:
da ausência à resistência
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.33344Palavras-chave:
Ensino de História, BNCC, GêneroResumo
A motivação para a escrita deste artigo está no desafio de pensar a introdução das relações de gênero no Ensino de História, uma discussão atual que pretende contribuir para a formação inicial de professores e professoras com argumentos para tomar a BNCC de História como espaço de possibilidade e de resistências. Para esse propósito, foi feito um recorte no documento, o que ocasionou na escolha por analisar a parte introdutória do componente de História buscando as brechas no texto para o trabalho com as relações de gênero numa perspectiva histórica. A perspectiva teórica está ancorada nos teóricos e teóricas de gênero e do Ensino de História, com a defesa de que o trabalho com essas duas áreas do conhecimento diz de uma problemática atual de constituição dos sujeitos nas suas historicidades, fazendo parte da diversidade das escolas.
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