As relações de gênero na BNCC de História:

da ausência à  resistência

Autores

  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.33344

Palavras-chave:

Ensino de História, BNCC, Gênero

Resumo

A motivação para a escrita deste artigo está no desafio de pensar a introdução das relações de gênero no Ensino de História, uma discussão atual que pretende contribuir para a formação inicial de professores e professoras com argumentos para tomar a BNCC de História como espaço de possibilidade e de resistências. Para esse propósito, foi feito um recorte no documento, o que ocasionou na escolha por analisar a parte introdutória do componente de História buscando as brechas no texto para o trabalho com as relações de gênero numa perspectiva histórica. A perspectiva teórica está ancorada nos teóricos e teóricas de gênero e do Ensino de História, com a defesa de que o trabalho com essas duas áreas do conhecimento diz de uma problemática atual de constituição dos sujeitos nas suas historicidades, fazendo parte da diversidade das escolas.

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Publicado

2021-08-30

Como Citar

Ferrari, A. (2021). As relações de gênero na BNCC de História: : da ausência à  resistência. História, histórias, 9(17). https://doi.org/10.26512/rhh.v9i17.33344

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