Editorial

Autores

  • André Cabral Honor Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10979

Resumo

Foi um imenso desafio fazer um dossiê sobre ensino de História nesse novo número da Revista história, histórias.

            O processo de construção dessa edição foi marcado por um contexto histórico completamente adverso à pesquisa científica e ao ensino de História. O fim da obrigatoriedade da História enquanto disciplina escolar no Ensino Médio, vindo através de uma Medida Provisória imposta por um governo ilegítimo ”“ sim, pois não foram essas as diretrizes aprovadas pelas urnas na eleição de 2014 ”“ é um duro golpe na tentativa de conceber a formação de um aluno pensante, na diretriz oposta do aluno reprodutor. Além disso, o fim do MCTI e os posteriores cortes no orçamento da pesquisa no Brasil reduzem drasticamente a nossa capacidade de produção científica pondo-a em risco de extinção.

            Receber o presente dossiê, dentro deste contexto desanimador e funesto para a pesquisa e educação brasileiras, fez com que o Conselho Editorial dessa revista aliasse ao seu compromisso de promoção acadêmica da historiografia ”“ a luta política pelo reconhecimento do caráter formativo do conhecimento histórico em nossa sociedade e, desse modo, pela permanência da História nos currículos escolares brasileiros ”“ um papel de combatividade na defesa do ensino público superior gratuito e da pesquisa acadêmica. Nesse sentido, a agora ex-editora chefe Susane Rodrigues ”“ a qual deixo aqui meus mais sinceros agradecimentos ”“ foi peça chave em perceber as filigranas do processo que se desenvolvia ao seu redor e realizar o convite para o dossiê. Cabe destacar, que essa sensibilidade é característica notória da professora, sempre atenta à realidade que a cerca.

            Assim, o dossiê História e Ensino de História: a produção de saberes na formação e na prática docente organizado pelo professor doutor Carlos Augusto de Lima Ferreira docente da Universidade Estadual de Feira de Santana mostrou que, para além da propagação do conhecimento no campo da História, a revista encontra-se imersa dentro das questões que são urgentes na sociedade brasileira.

            Tendo assumido o cargo de editor chefe dessa revista, a partir dessa edição, venho realizando várias mudanças para acelerar o processo de submissão dos artigos à revista, assim como para garantir a nota Qualis/Capes do periódico que já atende todos os requisitos necessários para uma melhora na avaliação. São inúmeros os desafios impostos nesse processo de redução do apoio financeiro à pesquisa e difusão da produção científica nas universidades públicas federais, assim assumimos tal desafio com árduo compromisso no lançamento deste volume.

            Envolvendo pesquisadores estrangeiros, nacionais, e, principalmente, professores de ensino superior, médio e fundamental, não apenas como autores, mas como colaboradores ad hoc, entregamos, com orgulho, um dossiê que se realiza na competência acadêmica e no diálogo com a realidade em que foi produzida.

            Mas grande parte desses louros devem ser divididos com o professor Carlos Augusto de Lima Ferreira que gentilmente topou a empreitada de organizar esse dossiê, o qual teve um número recorde de inscrições, potencializando a excelência acadêmica desse número com artigos de alta qualidade.

            Entendo que a ciência, de qualquer ramo, é um local de disputa política, mas que prima quando se torna um veículo de resistência. O conhecimento científico deve trazer para si a responsabilidade de ser a vanguarda da mudança social, buscando uma melhora na qualidade de vida da população, seja através da tecnologia, seja conscientizando as pessoas do seu papel no mundo. 

            Resta dizer, que é dentro da expectativa de repensar a prática docente e a pesquisa em história, entendendo-a como ferramenta fundamental para construir um mundo mais justo e igualitário, que orgulhosamente entregamos o nono número da revista história, história.

            !

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Honor, A. C. (2017). Editorial. História, histórias, 5(9), 1–2. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10979