O Currículo como Forma
DOI:
https://doi.org/10.26512/rfmc.v7i3.28225Palabras clave:
Currículo, Forma, Estética, Política, EducaçãoResumen
Desenvolvemos nesse artigo um debate no campo da teoria do currículo. Partimos da perspectiva de que o currículo não é apenas um cardápio de conteúdo a ser transmitido, mas uma forma. Com isso, provocamos um novo lugar do currículo vinculado aos campos de luta tão próprios à educação. Significa, pois, pensar o currículo como parte de relações políticas e estéticas. Isto é, o currículo é efeito de poder, território de disputas, mas também espaço para uma forma de vida, estética de existência. Com isso, compreende-se nas lutas políticas, seus elementos estéticos e educacionais. Mas também, não há movimento educacional sem bases no caldo de movimentos político e cultural. Nesse sentido, o artigo contraria o reflexo imediato de pensar o currículo a partir do seu conteúdo. Provocamos a pensar o currículo como forma, possibilidade de uma arquitetura para uma nova forma social.
Descargas
Citas
ARENDT, Hannah. “A Crise na Educação”. In. ARENDT, Entre o Passado e o Futuro, trad. Mauro Barbosa, São Paulo: Perspectiva, 2016, p. 221-247.
ADORNO, Theodor. “O Ensaio como Forma”. In: ADORNO, T., Notas de literatura ”“ I, trad. Jorge de Almeida, São Paulo: Livraria Duas Cidades, Editora 34, 2003, pp. 15-46
CAMPOS, Antonia et al. Escolas de luta, São Paulo: Veneta, 2016.
CARNEIRO, Silvio. “A estética como crítica: um debate entre Marcuse e Foucault”. In: CD-Rom III Colóquio Nacional Michel Foucault, Política ”“ Pensamento e Ação”, também disponível em: https://www.academia.edu/10812744/A_Est%C3%A9tica_como_Cr%C3%ADtica_Um_Debate_entre_Marcuse_e_Foucault. Visitado em 14/11/2019)
CHAUI, Marilena. Em Defesa da Educação Pública, Gratuita e Democrática. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: História da Violência das Prisões, trad. Raquel Ramalhete, 14ª Edição, Petrópolis: Editora Vozes, 1977.
KELLNER, Douglas et al. Marcuse´s Challenge to Education, New York: Rowman & Littlefield Publishers, 2009.
MARCUSE, Herbert. An Essay on Liberation, Boston: Beacon Press, 1969.
_______. Art and Liberation ”“ Collected Papers of Herbert Marcuse (vol. 4), London, New York: Routledge, 2007.
MASSCHELEIN, Jan & SIMONS. Em Defesa da Escola: Uma Questão Pública, Belo Horizonte: Autêntica, 2ª Edição, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa & ALMEIDA Fo., Naomar. A universidade do século XXI: Para uma Universidade Nova, Coimbra: Outubro 2008.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Universidade, Cidade, Cidadania. São Paulo: Hedra, 2014.
SILVA, Tomás Tadeu da. O Currículo como Fetiche: a Poética e a Política do Texto Curricular, Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
_______. Documentos de identidade: uma introdução à s teorias do currículo, 3ª Edição, Belo Horizonte: Autêntica, 2014b).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. Debido a que aparecen en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales.