A violência como espetáculo
uma análise da relação entre mídia, justiça e violência em Black Mirror
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34062Palavras-chave:
White Bear. Violência. Punição. Mídia. Repressão.Resumo
A temática do episódio White Bear, que pertence à série televisiva Black Mirror, possibilita colocar em perspectiva a relação entre justiça e violência, tendo também como parâmetro os limites éticos dessa associação. A constante presença e uso da violência no enredo nos permite analisar a centralidade desse elemento na produção e pensar sobre possíveis reverberações e diálogos dessa recriação com a realidade. Por fim, o estudo do contexto de produção, montagem, divulgação e recepção do capítulo evidencia outra faceta da articulação entre os elementos mídia, justiça e violência, que está relacionada à s possibilidades de decodificação do episódio pelo público.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W., HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985
FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 16ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. Trad. Adelaine La Guardia Resende. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Trad. Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MBEMBE, Achille. Necropolitica. Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, n.32, 2016, p.123-151.
WOOD, Robin. An introduction to the American horror film. In: NICHOLS, Bill (ed.). Movies and methods. Vol. 2. Berkeley / Los Angeles: University of California Press, 1985, p. 195-220.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Em Tempo de Histórias
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).