A Cidade e seus Artistas
O Grupo Cabeças na cena brasiliense entre 1978 e 1987
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i10.20091Palavras-chave:
Brasília. Cultura de massa. Mídia.Resumo
Com o objetivo de compreender alguns aspectos da formação da identidade de certos segmentos de artistas brasilienses, tomei como objeto de estudo o Grupo Cabeças, que
congregou artistas de diversas expressões (músicos, artistas plásticos, atores, artesãos) que modificaram e movimentaram a vida cultural da Capital no período de 1978 a 1987. Neste
artigo será dada atenção especial à mídia brasiliense, procurando apreender a forma como ali foi se construindo uma identidade para o grupo.
Downloads
Referências
FECURY, Roberto. Brasília será pólo cultural dentro de trinta dias. Correio Braziliense, Brasília, 3/4/79.
LÚCIO, Néio; GUERRA, Kito. Cabeças. Brasília: Cabeças-Centro Brasiliense de Arte e Cultural, 1989.
MIGUEL, João José. MPB candanga? Correio Braziliense, Brasília, 21/6/79.
PARARRAIOS, Ary. Uma idéia para artistas. Correio Braziliense, Brasília, 10/1/79.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).