A província do Amazonas e o sistema representativo no Brasil Imperial
os debates de 1843
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i17.19904Palavras-chave:
Amazonas. Parlamento. Brasil Império.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar um momento chave do processo decisório em torno da criação da província do Amazonas: os debates parlamentares em torno de sua representatividade na Câmara e no Senado, e a terceira discussão, que aprovou em definitivo o que os deputados haviam decidido até então. Ambos se passaram no ano de 1843, em um período de profundas modificações políticas e, por isso mesmo, de grande importância para a formação do Estado nacional brasileiro. Este texto é parte de uma pesquisa maior, realizada em nível de doutorado, que tem por objetivo analisar os projetos de criação de províncias no Brasil Imperial.
Downloads
Referências
CUNHA, Manuela Carneiro da. (org.), Legislação indigenista no século XIX. Uma compilação (1808-1889). São Paulo, Edusp/Comissão Pró-Ãndio de São Paulo, 1992
MEDEIROS, Vera B. Alarcón, Incompreensível colosso ”“ a Amazônia no início do Segundo Reinado (1840-1850), Tese de doutorado, Faculdade de Geografia e História da Universidade de Barcelona, 2006
Referências documentais
Anais da Câmara dos Deputados, sessão de 31 de agosto de 1839
Anais da Câmara dos Deputados, sessão de 26 de maio de 1843
Anais da Câmara dos Deputados, sessão de 29 de maio de 1843
Anais da Câmara dos Deputados, sessão de 27 de maio de 1843
Anais da Câmara dos Deputados, sessão de 30 de maio de 1843
Anais da Câmara dos Deputados, sessão de 14 de junho de 1843
Anais da Câmara dos Deputados, sessão de 19 de julho de 1843
Anais da Câmara dos Deputados, sessão de 9 de setembro de 1850
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).