Ensino de História e a Temática Indígena

o uso do cinema na sala de aula

Autores

  • Laís Alves Sanchez Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19840

Palavras-chave:

Cinema. Ensino de História. História Indígena.

Resumo

A presença do cinema como recurso didático para o Ensino de História não é mais uma novidade nas discussões acadêmicas, mas ainda há muito o que ser debatido e pensado. O objetivo deste artigo é discutir o potencial didático deste recurso e incorporá-lo ao ensino de história dos povos indígenas através da análise do filme “Terra Vermelha”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Laís Alves Sanchez, Universidade de São Paulo

Mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

ABUD, Katia M. A construção de uma didática da História: algumas ideias sobre a utilização de filmes no ensino. História.São Paulo: 22 (1), p. 183-193, 2003.

AUMONT, Jacques & MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Campinas: Papirus Editora, 2003.

ADORNO, Teodor.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2006.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história cultura. Volume 1. São Paulo: Brasiliense, 1985.

BITTENCOURT, C. M. F. “Capitalismo e Cidadania nas atuais propostas curriculares de História”. In: O Saber Histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2001.

BURCH, N. A Práxis do Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989). A Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Fundação Editora UNESP, 1997.

BRUZZO, Cristina. Filme Ensinante: o interesse pelo cinema educativo no Brasil. Pro-Posições. Campinas: v. 15, n. I (43) - jan./abr, 2004.

DAHER, Joseane Zanchi. Cinema de Ãndio: uma realização dos povos da floresta. Dissertação de mestrado (UFPR). Curitiba: 2007.

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KAMINSKI, Rosane. “Yndio do Brasil, de Sylvio Back: história de imagens, história com imagens.” In: MORETTIN, E.; NAPOLITANO, M.; KORNIS, M. (org). História e Documentário. Rio de Janeiro: FGV, 2012.

LEGOFF, Jacques. “Documento/Monumento.” In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 1990.

MONTEIRO, John. Negros da Terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

______________. “O desafio da História Indígena no Brasil.” In: SILVA, Aracy Lopes e GRUPIONI, Luis Donisete Benzi (orgs). A Temática Indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º graus. Brasília: MEC/MARI/UNESCO, 1995, p. 221.

MORETTIN, Eduardo Victorio. A representação da história no cinema brasileiro (1907-1949). Anais do Museu Paulista. São Paulo : v. 5, n. 1, 1997.

_____________ Cinema Educativo: Uma abordagem histórica. Comunicação e Educação, São Paulo (4): 13 a 19, p.16, set./dez. 1995.

_______________. “O cinema como fonte documental na obra de Marc Ferro”. IN: CAPELATO, M.H. [et AL.]. História e Cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007.

MORIN, Edgar. “O cinema ou o homem imaginário.” In: Ensaio de Antropologia. Lisboa: Grande Plano, 1997.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção (orgs). Cinema-História: teoria e representações sociais do cinema. 2 ed., Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

PESAVENTO, Sandra J. História e História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

QUEIROZ, Glória R. P.C. “Acesso ao conhecimento científico pela mídia e ambientes não escolares em uma nova situação educacional.” In: XV ENDIPE. Coleção Didática e Prática de Ensino. Convergências e tendências do campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVA, Juliano Gonçalves da. O Ãndio no Cinema Brasileiro e o Espelho Recente. Dissertação de mestrado (Unicamp). Campinas, 2002.

XAVIER, I (org). A Experiência do Cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, Embrafilmes, 1983.

__________.O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência.3ª Edição, São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Filmografia

Terra Vermelha ”“ Birdwatchers/ La terra degli uomini Rossi - BRA/ITA, 2008, cor, 108’

Publicado

2013-03-01

Como Citar

SANCHEZ, Laís Alves. Ensino de História e a Temática Indígena: o uso do cinema na sala de aula. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 21, p. 96–108, 2013. DOI: 10.26512/emtempos.v0i21.19840. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19840. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Secção

Dossiê

Artigos Similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.