Oscar Wilde Vai Ao Cinema

a construção da imagem do dândi em ‘Wilde’ (1997) e ‘Velvet Goldmine’ (1998)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.33929

Palavras-chave:

Oscar Wilde. Cinema. Cinebiografia.

Resumo

O presente artigo objetiva discutir, a partir de reflexões sobre História, Memória e Cinema, a construção da imagem de Oscar Wilde realizada por dois filmes contemporâneos entre si, porém de gêneros distintos: a cinebiografia ‘Wilde’ (1997) e o drama musical ‘Velvet Goldmine’ (1998). Após debatermos sobre a popularidade dos filmes biográficos e o papel que pode ser assumido pelo historiador ao analisar este tipo de produção audiovisual, considerando os elementos intrínsecos à linguagem cinematográfica, desejamos responder a seguinte pergunta: quando comparada ao musical lançado em 1998, a cinebiografia ‘Wilde’ foi bem-sucedida na tentativa de revisitar a memória de Oscar Wilde e refletir sobre a importância deste escritor para a contemporaneidade?

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

RESENDE, Yuri Barbosa. Oscar Wilde Vai Ao Cinema: a construção da imagem do dândi em ‘Wilde’ (1997) e ‘Velvet Goldmine’ (1998). Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.33929. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/33929. Acesso em: 24 nov. 2024.