Moderados em disputa
Considerações sobre o pleito de 1835 para a escolha do Regente Uno do Império do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i06.20177Palavras-chave:
Brasil. Império. Regência. Eleição.Resumo
A eleição que definiu o regente único do Império em 1835 foi uma das mais importantes de todo o século XIX no Brasil. Marcada pelas tensões do cenário político pós-I Reinado, consagrou as propostas descentralizadoras e conciliatórias de Evaristo da Veiga e do padre Feijó ”“ o candidato vitorioso ”“ como as mais bem aceitas daquela fase do período regencial.
Downloads
Referências
ABREU E LIMA, José Inácio de. Compêndio de História do Brasil. Rio de Janeiro: Laemmert, 1882. Annaes do Parlamento Brazileiro ”“ Camara dos Srs. Deputados, tomo II, 1835.
CALDEIRA, Jorge. Diogo Antônio Feijó. São Paulo: Ed. 34, 1999.
CARVALHO, José Murilo de. A Construção da Ordem / Teatro de Sombras (edição conjunta). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ / Relume-Dumará, 1996.
CASTRO, Paulo Pereira de. “A ‘Experiência Republicana’ , 1831-1840", in: HOLANDA, Sérgio Buarque de. História Geral da Civilização Brasileira. São Paulo: Difel, 1972.
GRAHAM, Richard. Clientelismo e Política no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1977.
SOUSA, Otávio Tarqüínio de. Evaristo da Veiga. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1957.
_______. Fatos e personagens em torno de um regime. Rio de Janeiro: Livraria José Oympio Editora, 1957.
_______. Diogo Antônio Feijó. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia / São Paulo: Ed. USP, 1988.
_______. Três Golpes de Estado. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia / São Paulo: Ed. USP, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).