The Doors, Joy Division e Nirvana nas recusas do fim do tempo juvenil
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19917Palavras-chave:
Juventude. Tempo histórico. Rock in Roll.Resumo
Este trabalho tem como objetivo estudar a ansiedade da juventude contemporânea da segunda metade do século XX a partir de letras de músicas dos grupos The Doors (1967-1971), Joy Division (1977-1980) e Nirvana (1989-1994). O trabalho procura mostrar, a partir da reflexão teórica de autores que tratam da ansiedade do homem contemporâneo em relação ao tempo e à história, que a ansiedade desses jovens pode ser vista como um rito de passagem específico de nossa cultura e revela, numa perspectiva mais ampla, uma tensão do homem contemporâneo entre a consciência do enraizamento na história e o desejo de ultrapassar essa condição histórica.
Downloads
Referências
BOSCATO, Luiz. Vivendo a sociedade alternativa: Raul seixas no panorama da contracultura jovem. 2006. Tese. (Doutorado em História) ”“ USP, São Paulo, 2006.
BRUM, José Thomaz. O pessimismo e suas vontades. Rio de Janeiro: Rocco, 1998, p. 37-39.
CARDOSO, Ruth & SAMPAIO, Helena. Bibliografia sobre a juventude. São Paulo: Edusp, 1995.
CURTIS, Deborah. Carícias distantes. Biografia de Ian Curtis. Lisboa: Assírio & Alvin, 1996.
ELIADE, Mircea. Simbolismo religioso e valorização da angústia. In: Mitos, sonho se mistérios. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1989, p. 43-54.
______. O terror da história. In: O mito do eterno retorno. São Paulo: Mercuryo, 1992.
FERRÃO, Ana Cristina. Kurt Cobain. Nirvana. Lisboa: Assírio & Alvin, 1995.
FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. In: Edições Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, v. XIV, 1974, p. 275-291.
______. Ansiedade. In: Edições Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, v. XVI, 1976, p. 457-481.
______. Dor. In: Edições Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, v. I, 1977, p. 408-409.
FRIEDLANDER, Paul. Rock and Roll: uma história social. Rio de Janeiro: Record, 2003.
GOMES, João Manuel. Jim Morrison: Uma oração americana e outros escritos. Lisboa: Assírio & Alvin, 1992.
LE GOFF, Jacques. Idades míticas. In: História e Memória. São Paulo: Unicamp, 1990.
NERY, Emília Saraiva. Devires na Música Popular Brasileira: As aventuras de Raul Seixas e as Tensões Culturais no Brasil dos anos 1970. Dissertação. (Mestrado em História do Brasil) ”“ UFPI, Teresina, 2008.
OLIVEIRA, José Alberto. Ian Curtis / Joy Division: Antologia poética. Lisboa: Assírio & Alvin, 1995.
WASSERMAN, Cláudia. Identidade; conceito, teoria e História. In: Agora, Santa Cruz do Sul, v.7, n.2, jul/dez, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).