Relações e Edições de Ouro
a Tecnoprint na expansão do mercado editorial brasileiro durante os primeiros anos da Ditadura Militar
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i14.20016Palavras-chave:
Ditadura Militar. Edições de Ouro. Mercado Editorial.Resumo
O início da ditadura militar no Brasil marca não apenas um período de privações de direitos políticos e sociais, mas também o começo de um bom relacionamento entre o governo e as editoras de livros, influenciando na expansão e modernização do mercado editorial do país. Nesse contexto, buscamos entender a dinâmica dessa relação e as transformações ocorridas com a coleção de livros de bolso Edições de Ouro, da editora Tecnoprint.
Downloads
Referências
Revista do Livro. Rio de Janeiro: MEC/INL, n. 37, p. 38, 1969
BURNETT, Lago. Cultura a longo prazo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Caderno B. p. 2. 23 abr. 1965.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2003.
CAVALHEIRO, Edgard. Discurso do Sr. Edgard Cavalheiro Presidente da Câmara Brasileira do Livro.
In: Terceiro Congresso de Editores e Livreiros do Brasil. Rio de Janeiro: MEC, 1956. p. 136-137
CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: EdUNESP, 2004.
COUTINHO, Edilberto. O livro de bolso no Brasil. Revista do Livro. Rio de Janeiro: INL, n. 41. 1956.
FICO, Carlos. Como eles agiam: os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio
de Janeiro: Record, 2001.
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FERREIRA, Jerusa Pires. Editando o editor - Ênio Silveira. São Paulo: Edusp, 2003. v.3.
LOPES, Moacir. A situação do escritor e do livro no Brasil. Rio de Janeiro: Cátedra. 1978.
MCKENZIE, D. F. Bibliography and the sociology of texts. Londres: British Library, 1986.
OLINTO, Antonio. Estante do livro de bôlso. O Globo. Rio de Janeiro. Caderno Cultural. p. 6. 13 abr.
1965.
__________. O Globo. Rio de Janeiro. Porta de Livraria, 26 ago. 1965.
O GLOBO. Êsses autores nacionais de livros estrangeiros. Rio de Janeiro, 11. jun. 1971.
O JORNAL. Vitrine de livros informa. Rio de Janeiro. 4º Caderno. p. 2. 16 mai. 1965.
PAIXÃO, Fernando. Momentos do Livro no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
PEREIRA, Gabriel Athos. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de
Janeiro: SNEL, n. 1, p. 3, jan 1964.
__________. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de Janeiro:
SNEL, n. 2, p. 9, jan 1964.
__________. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de Janeiro:
SNEL, n. 3, p. 13, jan 1966.
__________. Aspectos do problema editorial brasileiro. Educação. MEC, n. 6, p. 104. 1972.
PROENÇA, M. Cavalcanti. Estudos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.
REIMÃO, Sandra. Fases do Ciclo Militar e censura a livros - Brasil, 1964-1978. In: Congresso Brasileiro
de Ciências da Comunicação, 28., 2005. Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Intercom, 2005).
SALGADO, Gilberto Barbosa. O imaginário em movimento: crescimento e expansão da industria
editorial no Brasil (1960-1994). Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Iuperj, 1994.
SILVEIRA, Ênio. Os inimigos do livro. Boletim Bibliográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: A Estante, n. 2,
v. 1, mar/abr. 1953. p. 3.
__________. O livro brasileiro precisa de uma propaganda agressiva. Publicidade e Negócios. Rio de
Janeiro, 20 mar. 1953. p. 6.
__________. Querem acabar com o comércio do livro no país. Jornal de Letras. Rio de Janeiro, jun. 1956.
p. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).