Relações e Edições de Ouro

a Tecnoprint na expansão do mercado editorial brasileiro durante os primeiros anos da Ditadura Militar

Autores

  • Gabriel Labanca

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i14.20016

Palavras-chave:

Ditadura Militar. Edições de Ouro. Mercado Editorial.

Resumo

O início da ditadura militar no Brasil marca não apenas um período de privações de direitos políticos e sociais, mas também o começo de um bom relacionamento entre o governo e as editoras de livros, influenciando na expansão e modernização do mercado editorial do país. Nesse contexto, buscamos entender a dinâmica dessa relação e as transformações ocorridas com a coleção de livros de bolso Edições de Ouro, da editora Tecnoprint.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Labanca

Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) sob orientação da Profª Tânia Bessone da Cruz Ferreira. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Referências

ANDRADE, Olympio de Souza. O livro brasileiro: progressos e problemas numa visão de conjunto.
Revista do Livro. Rio de Janeiro: MEC/INL, n. 37, p. 38, 1969
BURNETT, Lago. Cultura a longo prazo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Caderno B. p. 2. 23 abr. 1965.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2003.
CAVALHEIRO, Edgard. Discurso do Sr. Edgard Cavalheiro Presidente da Câmara Brasileira do Livro.
In: Terceiro Congresso de Editores e Livreiros do Brasil. Rio de Janeiro: MEC, 1956. p. 136-137
CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: EdUNESP, 2004.
COUTINHO, Edilberto. O livro de bolso no Brasil. Revista do Livro. Rio de Janeiro: INL, n. 41. 1956.
FICO, Carlos. Como eles agiam: os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio
de Janeiro: Record, 2001.
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FERREIRA, Jerusa Pires. Editando o editor - Ênio Silveira. São Paulo: Edusp, 2003. v.3.
LOPES, Moacir. A situação do escritor e do livro no Brasil. Rio de Janeiro: Cátedra. 1978.
MCKENZIE, D. F. Bibliography and the sociology of texts. Londres: British Library, 1986.
OLINTO, Antonio. Estante do livro de bôlso. O Globo. Rio de Janeiro. Caderno Cultural. p. 6. 13 abr.
1965.
__________. O Globo. Rio de Janeiro. Porta de Livraria, 26 ago. 1965.
O GLOBO. Êsses autores nacionais de livros estrangeiros. Rio de Janeiro, 11. jun. 1971.
O JORNAL. Vitrine de livros informa. Rio de Janeiro. 4º Caderno. p. 2. 16 mai. 1965.
PAIXÃO, Fernando. Momentos do Livro no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
PEREIRA, Gabriel Athos. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de
Janeiro: SNEL, n. 1, p. 3, jan 1964.
__________. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de Janeiro:
SNEL, n. 2, p. 9, jan 1964.
__________. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de Janeiro:
SNEL, n. 3, p. 13, jan 1966.
__________. Aspectos do problema editorial brasileiro. Educação. MEC, n. 6, p. 104. 1972.
PROENÇA, M. Cavalcanti. Estudos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.
REIMÃO, Sandra. Fases do Ciclo Militar e censura a livros - Brasil, 1964-1978. In: Congresso Brasileiro
de Ciências da Comunicação, 28., 2005. Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Intercom, 2005).
SALGADO, Gilberto Barbosa. O imaginário em movimento: crescimento e expansão da industria
editorial no Brasil (1960-1994). Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Iuperj, 1994.
SILVEIRA, Ênio. Os inimigos do livro. Boletim Bibliográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: A Estante, n. 2,
v. 1, mar/abr. 1953. p. 3.
__________. O livro brasileiro precisa de uma propaganda agressiva. Publicidade e Negócios. Rio de
Janeiro, 20 mar. 1953. p. 6.
__________. Querem acabar com o comércio do livro no país. Jornal de Letras. Rio de Janeiro, jun. 1956.
p. 2.

Downloads

Publicado

2011-02-08

Como Citar

LABANCA, Gabriel. Relações e Edições de Ouro: a Tecnoprint na expansão do mercado editorial brasileiro durante os primeiros anos da Ditadura Militar. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 14, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i14.20016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20016. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.