A religiosidade no bem morrer: em busca de uma teoria explícita do sagrado

Autores

  • Daniel Martins Ferreira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i26.14806

Palavras-chave:

Sagrado. Bem morrer. Império Português.

Resumo

A salvação das almas, desde o período medieval, ocupa um lugar central na doutrina católica em constante construção. Durante a era moderna, no reino português e em seus domínios, os livros devocionais que ensinam o fiel a como se preparar para a morte nos servem como indícios do modo de pensar de uma elite clerical e suas orientações os fiéis, leigos ou não. A administração do sagrado pelos sacerdotes parece ser um elemento constituidor, não apenas do culto e de sua liturgia, mas de uma sociedade que se orienta pelo inculcamento de valores cristãos. Este artigo debate sobre a presença do sagrado naqueles livros e como aquele que os pesquisa necessariamente utilizará uma teoria do sagrado, ainda que implícita e inconscientemente. Da mesma forma, compara abordagens diferentes do sagrado, com o interesse final de concluir por uma teoria explícita do sagrado, conscientemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ariès, Philippe. 2012. História Da Morte No Ocidente: Da Idade Média Aos Nossos Dias. Translated by Priscila Viana de Siqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Bonucci, Antonio Maria. 1701. Escola de Bem Morrer: Aberta a Todos Os Chistãos, & Particularmente Aos Moradores Da Bahia Nos Exercicios de Piedade, Que Se Practicaõ Nas Tardes de Todos Os Domingos Pelos Irmãos Da Confraria Da Boa Morte, Instituída Com Authoridade Apostholica Na Igreja Do Collegio Da Companhia de Jesus.Lisboa: na Officina de Miguel Deslandes.

Elias, Norbert. 2001. A Solidão Dos Moribundos: Seguido de “Envelhecer E Morrer”. Rio de Janeiro: Zahar.

Ginzburg, Carlo. 2006. O Queijo E Os Vermes: O Cotidiano E as Idéias de Um Moleiro Perseguido Pela Inquisição. Translated by Maria Betânia Amoroso and José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras.

Ginzburg, Carlo. 2010. Os Andarilhos Do Bem: Feitiçaria E Cultos Agrários Nos Séculos XVI E XVII. São Paulo: Companhia das Letras.

””””””Ginzburg, Carlo. 2012. História Noturna. São Paulo: Companhia das Letras.

Rodrigues, Cláudia. 2005. Nas Fronteiras Do Além: A Secularização Da Morte No Rio de Janeiro (séculos XVIII E XIX). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional.

Rust, Leandro Duarte. 2013. A Reforma Papal (1050-1150): Trajetórias E Críticas de Uma História. Cuiabá: EdUFMT

Vovelle, Michel. 2010. As Almas Do Purgatório, Ou, O Trabalho de Luto. Translated by Aline Meyer and Roberto Cattani. São Paulo: Editora UNESP.

Downloads

Publicado

2015-08-19

Como Citar

FERREIRA, Daniel Martins. A religiosidade no bem morrer: em busca de uma teoria explícita do sagrado. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 26, 2015. DOI: 10.26512/emtempos.v0i26.14806. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14806. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.