Imagem, montagem e história em Videogramas de uma Revolução de Harun Farocki e Andrei Ujică
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34230Mots-clés :
Imagem. Tempo Histórico. Montagem.Résumé
Este artigo propõe relacionar a análise do filme Videogramas de uma Revolução (1992), de Harun Farocki e Andrei Ujică, com a discussão presente nas obras de Jacques Rancière e de Georges Didi-Huberman sobre a relação entre imagem, montagem e história. Ambos autores, cada um a sua maneira, mobilizam a ideia de que as operações de montagem realizadas com as imagens permitem elaborar discursos sobre a história, bem como problematizar noções de tempo histórico. O filme escolhido para esta análise, realizado a partir de uma compilação de registros dos eventos que levaram a queda do regime comunista na Romênia, é perpassado por elementos pertinentes ao debate, sobretudo pela ênfase no papel das imagens técnicas nesse processo.
Téléchargements
Références
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
______. Atlas ou A Gaia Ciência Inquieta. O olho da história 3. Lisboa: KKYM + EAUM, 2013.
______. Quando as imagens tomam posição. O olho da história 1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
______. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
ELSAESSER, Thomas. Harun Farocki: cineasta, artista, teórico da mídia. In: BORGES, Cristian; MOURÃO, Maria Dora G.; MOURÃO, Patrícia (org). Harun Farocki ”“ por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.
FAROCKI, Harun. Desconfiar de las imágenes. Buenos Aires: Caja Negra, 2013.
GENOUDET, Adrien. Visualité de l’historie dans Vidéogrammes d’une révolution de Harun Farocki et Andrej Ujica, 2014. Disponível em: https://zintv.org/outil/visualite-de-lhistoire-dans-videogrammes-dune-revolution-de-harun-farocki-et-andrej-ujica/ (acesso 17/09/2020).
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuições à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
RANCIÈRE, Jacques A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
______. Figures de l’histoire. Paris: Presses Universitaires de France, 2015.
______. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
______. Os nomes da história: ensaio de poética do saber. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes / Os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Em Tempo de Histórias 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).