Image, montage and history on Videograms of a Revolution by Harun Farocki and Andrei Ujică
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34230Keywords:
Image. Historical time. Montage.Abstract
This article proposes to relate the analysis of the film Videograms of a Revolution (1992), by Harun Farocki and Andrei Ujică, with the discussion present in the works of Jacques Rancière and Georges Didi-Huberman on the relationship between image, montage and history. Both authors, each in their own way, mobilize the idea that the montage operations made with the images make it possible to elaborate discourses on history, as well as to problematize notions of historical time. The film chosen for this analysis, made from a compilation of records of the events that led to the fall of the communist regime in Romania, is permeated by elements pertinent to the debate, above all by the emphasis on the role of technical images in this process.
Downloads
References
DIDI-HUBERMAN, Georges. A Imagem Sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
______. Atlas ou A Gaia Ciência Inquieta. O olho da história 3. Lisboa: KKYM + EAUM, 2013.
______. Quando as imagens tomam posição. O olho da história 1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.
______. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
ELSAESSER, Thomas. Harun Farocki: cineasta, artista, teórico da mídia. In: BORGES, Cristian; MOURÃO, Maria Dora G.; MOURÃO, Patrícia (org). Harun Farocki ”“ por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.
FAROCKI, Harun. Desconfiar de las imágenes. Buenos Aires: Caja Negra, 2013.
GENOUDET, Adrien. Visualité de l’historie dans Vidéogrammes d’une révolution de Harun Farocki et Andrej Ujica, 2014. Disponível em: https://zintv.org/outil/visualite-de-lhistoire-dans-videogrammes-dune-revolution-de-harun-farocki-et-andrej-ujica/ (acesso 17/09/2020).
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuições à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.
RANCIÈRE, Jacques A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
______. Figures de l’histoire. Paris: Presses Universitaires de France, 2015.
______. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
______. Os nomes da história: ensaio de poética do saber. São Paulo: Editora Unesp, 2014.
ROSENSTONE, Robert A. A história nos filmes / Os filmes na história. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Em Tempo de Histórias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).