O que pode a cultura material enquanto fonte para o estudo da história afro-brasileira e africana nas escolas?

Por um ensino de História pluriepistêmico

Auteurs-es

  • Clarissa Adjuto Ulhoa Universidade Federal de Jataí

DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.31749

Mots-clés :

Pluriepistemologias. Cultura material. História afro-brasileira e africana.

Résumé

O presente texto tem o intuito de demonstrar que a cultura material, ao ser abarcada como fonte para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana, tem o potencial de contribuir para práticas pautadas em pluriepistemologias. Para tanto, argumentamos sobre a necessidade de debater o papel das fontes diretas no ensino de História, bem como expomos possibilidades advindas do estudo da fonte material, em diálogo com a chamada arqueologia da diáspora. Dessa maneira, discutimos como as estratégias materiais colocadas em prática pelos africanos e por seus descendentes nos permitem perceber uma parcela de seu complexo repertório de conhecimentos.

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Publié-e

2020-07-04

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ADJUTO ULHOA, Clarissa. O que pode a cultura material enquanto fonte para o estudo da história afro-brasileira e africana nas escolas? : Por um ensino de História pluriepistêmico. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 36, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i36.31749. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/31749. Acesso em: 8 nov. 2024.

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