Congo, Congado, Congadas

tradição cultural afro-brasileira de resistência ao racismo e discriminação e os tempos de diásporas e escravidão

Auteurs-es

  • Jeremias Brasileiro da Silva Brasileiro UFU

DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.30426

Mots-clés :

Congadas. Racismo. Escravidão.

Résumé

O presente artigo está inserido no campo da história social, com viés para as manifestações culturais associadas ao Congo, ao Congado e às Congadas. Objetiva-se desse modo, problematizar questões inerentes à essa prática, sem desconsiderar nessas discussões, o processo histórico no qual estão envolvidos os sujeitos que são protagonistas desse fazer e viver sociocultural. A problemática central está em refletir sobre a permanência do racismo na cidade de Uberlândia, que perpassa pelas relações sociais, culturais e religiosas, nas relações de lazer, de trabalho e de poder. Entre as documentações de suporte ao texto, destacam-se estatutos e atas de irmandades religiosas, jornais de época e outras fontes provenientes de relatos orais. Nesse aspecto, faz-se uso de aportes teóricos que contribuem para pensar sobre representações, temporalidades, resistências e memórias A temática proposta, de igual modo, perpassa pela compreensão das noções de identidades e suas complexidades, procura estabelecer uma relação entre as táticas de vivências, como estratégias de enfrentamento ao racismo, por meio da manifestação cultural e religiosa nos tempos da festa da Congada, quando as práticas racistas surgem de maneira mais acentuada e explícita. Trata-se igualmente essa abordagem, de pensar a ancestralidade, conectada ao presente, um passado que se funde à contemporaneidade e aponta caminhos para o futuro, e, desse modo, ver essa manifestação afro-brasileira de descendência africana, como presença histórica, social e cultural na cidade de Uberlândia e em muitas regiões do Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BURKE, Peter. História como memória social. BURKE, Peter. Variedades de história cultural. Tradução de Alda Porto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000, 264.

CÂNDIDO, Antonio. Os parceiros do Rio Bonito: estudo sobre o caipira paulista e a transformação dos seus meios de vida. Rio de Janeiro: José Olympio, 1964; 11ª edição, Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2010, p. 22.

CARMO, Luís Carlos do. Função de preto: trabalho e cultura de trabalhadores negros em Uberlândia/MG 1945/1960. Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica - PUC/São Paulo, 2000, p. 142.

DEAN, Warren. Rio Claro: um sistema brasileiro de lavoura. 1820-1920. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977 [1976], p. 148.

GINZBURG, Carlo. Relações de força: história, retórica, prova. Tradução Jônatas Batista Neto. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 14.

GINZBURG, Carlo. Sinais: Raízes de um paradigma indiciário. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

HILL, Cristopher. O mundo de ponta-cabeça: ideias radicais durante a revolução inglesa de 1640. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história. Tradução de Markus Hediger. - 1. Ed. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2014, pág. 153.

MEYER, Marlyse. Neste Mês do Rosário: indagações sobre congos e congadas. Festas, ritos, celebrações. Projeto História: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nº 28, jan-jun/04. São Paulo: EDUC, 2004, p. 404.

MUELLER, Izis Guimarães. A Congada resiste. Reflexões sobre a Festa da Congada na cidade de Uberlândia-MG. Anais do V Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais: XX anos do Curso de Ciências Sociais-UFU. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2017, p. 59.
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad. Alain François. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2007, p. 257.

SANTOS, Vanilda Honória dos. Uberlândia no roteiro da reparação histórica da escravidão: a Praça do Rosário como lugar de memória. Anais do V Seminário Internacional do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais: XX anos do Curso de Ciências Sociais-UFU. Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2017, p. 115.

SILVA, Antonio Pereira da. As histórias de Uberlândia. Vol. 1. Uberlândia: S.Ed., p. 164-188.

Téléchargements

Publié-e

2020-07-04

Comment citer

BRASILEIRO, Jeremias Brasileiro da Silva. Congo, Congado, Congadas : tradição cultural afro-brasileira de resistência ao racismo e discriminação e os tempos de diásporas e escravidão. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 36, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i36.30426. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/30426. Acesso em: 12 nov. 2024.

Articles similaires

<< < 1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.