Ideias de alunos sobre o “seu” passado doloroso a Guerra Colonial Portuguesa*

Autores

  • Luís Alberto Marques Alves Universidade de Porto
  • Cláudia Pinto Ribeiro Universidade de Porto
  • Renato Magalhães Oliveira Universidade de Porto
  • Laura Castro Moreira Universidade de Porto

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19835

Palavras-chave:

Didática da História. Responsabilidade. Passado doloroso.

Resumo

Quando se fala de identidade, de consciência europeia, de tolerância, de intervenção cívica, de solidariedade,... a História é requisitada para desempenhar um papel e uma função marcadamente sociais. Por outro lado, quando se questionam os jovens europeus sobre o significado da História, vislumbram-se nas suas respostas a “valorização da História como fonte de aprendizagem” e o respeito pela monumentalidade do passado.  O projeto que aqui apresentamos, “Enseigner les passés douloureux en Europe”, tem o objetivo claro de evitar o esquecimento, trazer a densidade histórica que garanta o correto conhecimento do passado, dotar os alunos de competências críticas para assumirem as responsabilidades dos “deveres da memória”. O foco desta pesquisa é tentar perceber como os jovens refletem a questão da reparação histórica como, por exemplo, pensar sobre a justificação, viabilidade, motivos e efeitos de reparação de injustiças históricas. Estas reflexões são uma importante janela para a consciência histórica dos jovens: ao observarmos como refletem sobre a questão da reparação histórica, podemos ver como concebem os limites da responsabilidade individual e coletiva e a responsabilidade moral do Estado e dos seus cidadãos.

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Biografia do Autor

Luís Alberto Marques Alves, Universidade de Porto

Doutor em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e professor associado com agregação na mesma universidade  

Cláudia Pinto Ribeiro, Universidade de Porto

Doutora em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e assistente convidada na mesma universidade.

Renato Magalhães Oliveira, Universidade de Porto

Professor de História do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário.  

Laura Castro Moreira, Universidade de Porto

Professora de História do 2.º ciclo do Ensino Básico. 

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Publicado

2013-03-01

Como Citar

ALVES, Luís Alberto Marques; RIBEIRO, Cláudia Pinto; OLIVEIRA, Renato Magalhães; MOREIRA, Laura Castro. Ideias de alunos sobre o “seu” passado doloroso a Guerra Colonial Portuguesa*. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 21, p. 7–31, 2013. DOI: 10.26512/emtempos.v0i21.19835. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19835. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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