Corpo-Cidade

uma análise do Filme “Um Crime Na Rua” de Olney São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.31046

Palabras clave:

Corpo. Cidade. Olney São Paulo.

Resumen

Este artigo se propõe analisar e discutir o curta-metragem “Um Crime na Rua” (1955), de Olney São Paulo. Para tanto, busca-se compreender a narrativa fílmica, a partir da interação Corpo-Cidade, tal desafio potencializa refletir sobre as experiências e as diversas manifestações dos corpos no espaço urbano. A produção de 1955, gravada nas imediações do centro da cidade de Feira de Santana, Bahia, configura-se como um dos registros históricos mais importantes da memória visual da cidade ao registrar a movimentação da vida urbana feirense. O filme possibilita tecer reflexões sobre as funções e particularidades que os corpos enunciam nas paisagens urbanas subjacentes no discurso fílmico, esses corpos preenchem e interagem no tecido urbano, fornecendo atuações de grupos sociais, de situações e convenções que são protagonizadas na cidade por meio de relações interpenetrantes.  

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Biografía del autor/a

Luís Vitor Castro Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutor em História UFF. Doutor em História pela PUC/SP. Professor Pleno do curso de Licenciatura em Educação Física. Coordenador do Grupo de Pesquisa Artes do Corpo - UEFS. Professor do Mestrado de História - UEFS. 

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Publicado

2020-12-03

Cómo citar

SANTANA, Alisson Oliveira Soares de; CASTRO JÚNIOR, Luís Vitor. Corpo-Cidade: uma análise do Filme “Um Crime Na Rua” de Olney São Paulo. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.31046. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/31046. Acesso em: 24 nov. 2024.

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