Atividades, para quê?

As metodologias e abordagens utilizadas nos exercícios dos livros de História do ensino médio

Autores/as

  • MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E SILVA UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i34.22578

Palabras clave:

Exercícios. História. Ensino Médio.

Resumen

Este texto faz uma análise das atividades existentes nos livros didáticos de História do Ensino Médio, debruçando-se sobre dois aspectos principais: primeiro identifica a existência de exercícios no final de cada capítulo, verificando a metodologia utilizada pelos autores na elaboração ou escolha dos mesmos, e em seguida, analisa a abordagem priorizada por esses autores na exposição dos questionários. Utilizamos para este trabalho quatro coleções de História do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático-PNLD 2018, somando no total doze livros, sendo três volumes de cada coleção, envolvendo o 1º, 2º e 3º ano.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEZERRA, Maria Auxiliadora. Questões discursivas para avaliação escolar. Revista Acta Scientiarum Language and Culture. Maringá, vol. 30, nº 02, p. 149-157, 2008.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Práticas de leitura em livros didáticos. Revista da Faculdade de Educação, [S.l.], v. 22, n. 1, p. 1-21, jan. 1996.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 1º ano. São Paulo: FTD, 2016.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 2º ano. São Paulo: FTD, 2016.

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História, Sociedade & Cidadania, 3º ano. São Paulo: FTD, 2016.

BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 1. São Paulo: Moderna, 2016.

BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 2. São Paulo: Moderna, 2016.

BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao terceiro milênio, vol. 3. São Paulo: Moderna, 2016.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, 1990.

FREITAS, Itamar. Livro didático de história: definições, representações e prescrições de uso. In: OLIVEIRA, Margarida Dias de; OLIVEIRA, Almir Flélix Bueno de. Livros didáticos de História: escolhas e utilizações. Natal: Editora da UFRN, 2009. pp. 11-19.

MATOS, Luiz Alves de. O exercício como procedimento de fixação de automatismos. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. vol. XXV, abril-junho, n. 62. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Pedagógicos/Ministério da Educação e Cultura, 1956, p. 56-74.

Publicado

2019-11-10

Cómo citar

E SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO. Atividades, para quê? As metodologias e abordagens utilizadas nos exercícios dos livros de História do ensino médio. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 34, p. 4–18, 2019. DOI: 10.26512/emtempos.v1i34.22578. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/22578. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.