O Holocausto como aprendizagem: As particularidades do filme “La Vita é bella” traduzidos em sala de aula

Autores/as

  • Letícia Oliveira Borges Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luiz Paulo da Silva Soares Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i25.14821

Palabras clave:

Holocausto. Ensino-aprendizagem. Cinema-História.

Resumen

O presente artigo tem por intento abordar de forma sucinta uma possível utilização do filme La Vita é Bella em sala de aula. Através do filme é possível abordar o Holocausto de uma maneira instigante e compreensível no que diz respeito a alguns aspectos em destaque na História sobre o tema. Dessa forma, este trabalho traz em seu cerne, dados sobre o tema holocausto, sua relevância como estudo nos livros didáticos de história e por fim, um singelo modelo de utilização do filme em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História ”“Sociedade & Cidadania.9º ano ”“São Paulo: FTD, 2009.

BRAICK, Patrícia Ramos. Mota, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. 2ª.ed. 9º ano ”“São Paulo: Moderna, 2006.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Nazismo e Antissemitismo, teorias e práticas da exclusão. In: Anais da IV Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino do Holocausto. "A Arte de ensinar e lembrar a História do Holocausto", São Paulo: USP, 2007.

LA VITA é bella. Direção: Roberto Benigni. Imagem Filmes, 1997. 1 DVD (116min), son., color.

MILMAN, Luis. O Holocausto: verdade e preconceito. Espaço Acadêmico. Disponível em: http://www.espaçoacademico.com.br/043/43cmilman.htm. Acesso em: 29 dez. 2013.

REGERT, Vera Silveira. Releiturada História do Holocausto por meio da escritura autobiográfica das vítimas. Disponível em: http://www.revistafenix.pro.br/PDF20/ARTIGO_13_Vera_Silveira_Regert_FENIX_JUL_AGO_SET_2009.pdfAcesso em: 09 jan. 2014.

SANTIAGO, Pedro. CERQUEIRA, Célia. PONTES, Maria Aparecida. Por dentro da História. 3. 1ª Ed. ”“São Paulo: Edições Escala Educacional S/A, 2010.

SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. SERIACOPI, Reinaldo. História: Volume único. 1ª Ed. ”“São Paulo: Ática, 2005.

Vários Autores. Projeto Araribá: história Ensino fundamental. 9º ano. 2ª Ed. ”“São Paulo: Moderna, 2007.

Publicado

2015-03-06

Cómo citar

BORGES, Letícia Oliveira; SOARES, Luiz Paulo da Silva. O Holocausto como aprendizagem: As particularidades do filme “La Vita é bella” traduzidos em sala de aula. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 25, 2015. DOI: 10.26512/emtempos.v0i25.14821. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14821. Acesso em: 24 nov. 2024.