"Anchieta, José do Brasil"
cinema, representação e memória em tempos de ditadura militar
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19915Keywords:
Anchieta, New Cinema, Military DictatorshipAbstract
This article analyzes the film Anchieta, José do Brazil, 1977, linking it to the contexts of its making, production and exhibition. The aim is, above all, reveal the representations and the memory that the film aired on the Jesuit missionary José de Anchieta ”“ which once had established in his honor by President Humberto Castelo Branco, in 1965 ”“ and relate them to the project of state and with morals advocated by the military regime.
Downloads
References
ALMEIDA, Milton José de. Cinema Arte da Memória. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. 150p.
ALVIM, Davis M., COSTA, Ricardo. Anchieta e as metamorfoses do imaginário medieval na América portuguesa. Revista Ágora, Vitória, n.1, 2005, p. 1-19
AMARAL, Álvaro do. O Padre José de Anchieta e a Fundação de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1971. 550p.
ANCHIETANA. 1965. Comissão Nacional para as Comemorações do ”•Dia de Anchieta”–. São Paulo: Gráfica Municipal/Divisão do Arquivo Histórico/Prefeitura do Município de São Paulo. 447p.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus, 2003. 335 p.
BARCALA, Valter Aparecido. O cinema na sala de aula ”“ a reconstrução do cotidiano. 2008. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/barcala-valter-cinema-na-sala-de-aula.pdf>.. Acesso em: 02/12/2009.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Brasileiro: proposta para uma história. Rio de janeiro, Paz e Terra, 1979. 336p.
BERNARDET, Jean-Claude. Qual é a História? In: NOVAES, Adauto (org). Anos 70: ainda sob a tempestade. Rio de Janeiro: Aeroplano e Senac/Rio, 1979. 486p.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema Novo, anos 60-70: A questão religiosa. In: SCHWARTZ, Jorge, SOSNOWSKI, Saúl (orgs.). BRASIL: o trânsito da memória. São Paulo: EDUSP, 1994. 226p.
CALABRE, Lia. Políticas Culturais no governo militar: O Conselho Federal de Cultura. XIII Encontro de História Anpuh-Rio ”“ Identidades. Disponível em <http://www.encontro2008.rj.anpuh.org/resources/content/anais/1212692933_ARQUIVO_Anpuh2008.pdf>. Acesso em: 05/11/2009
FERRO, Marc. Cinema e historia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 143 p.
KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, televisão e história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. 68p.
MALAFAIA, Wolney Vianna. Deus e o Diabo no Cinema Novo: Religiosidade e Messianismo a 24 Quadros. Anais do VIII Encontro Regional de História, Rio de Janeiro, 1998. Disponível em . Acesso em: 07/08/2008
NEVES, David E. Telégrafo visual: crítica amável de cinema. São Paulo: Ed. 34, 2004. 380p.
NORA, Pierre. Entre memória e história. A problemática dos lugares. Projeto história. SP, n.10, dez. 1993. [Revista do programa de Estudos Pós-graduados em História e do Departamento de História PUCSP].
OLIVEIRA, Lucia Lippi. A construção do herói brasileiro de ontem e de hoje. In: PESAVENTO, Sandra Jatahy (org.). História Cultural: Experiências de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 130p.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. O imaginário da cidade: Visões literárias do urbano: Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: UFRGS, 1999. 393p.
RODRIGUES, João Carlos. Viajando com Lúcio, Otávio e Saraceni. Revista MnemoZine. Publicado em: 28/08/2000 Disponível em: <http://www.mnemocine.com.br/cinema/crit/viajanterodrigues.htm>. Acesso em: 05/11/2009.
ROSSINI, Miriam de Souza. Xica da Silva e a luta simbólica contra a ditadura.
Revista eletrônica ”•Olho da História”– nº 4, 1997. Disponível em: <http://www.oolhodahistoria.ufba.br/edit4.html>. Acesso em: 21/08/2008
SARACENI, Paulo César. Por dentro do cinema novo: minha viagem. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. 397p.
SIMONARD, Pedro. Origens do Cinema Novo: A Cultura Política dos anos 50 até 1964. Revista de Ciência Política Achegas.net Nº9. Disponível em: <http://www.achegas.net/numero/nove/pedro_simonard_09.htm>. Acesso em: 14/07/2009.
VIOTTI S.J., Hélio Abranches. Anchieta: O Apóstolo do Brasil. São Paulo: Edições Loyola, 1980. 340p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).