Ditaduras no Cone Sul
um debate conceitual e as representações do passado
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i39.39602Palavras-chave:
Comunismo. Ditadura. Ideologia.Resumo
O presente artigo dedica-se a refletir sobre a construção do termo “comunista” e seu sentido pejorativo no curso da Guerra Fria, mais especificamente no contexto de emergências das ditaduras militares na região do Cone Sul, entre os anos 1960-1970. Foi utilizada a análise de conceitos para evidenciar as incoerências admoestadas, mas nunca combatidas, pela democracia liberal, por vezes acolhidas como legítimas do sistema. Os argumentos apresentados valeram-se da inspiração direta dos trabalhos de Hayden White e Renán Silva, por suas contribuições a respeito da construção do discurso e do ofício do historiador, além de Chantal Mouffe e Jacques Rancière pelas reflexões sobre a política, o político e o pluralismo democrático.
Downloads
Referências
BARBÉ, Carlos. In: BOBBIO, Noberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília 1ªed., 1998.
BETHELL, Leslie. (org.) História da América Latina após 1930: Estado e política. – 1ªed., 1ª reimpr. – São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
CAVALLI, Alessandro. In: BOBBIO, Noberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora Universidade de Brasília 1ªed., 1998.
FERREIRA, Mário; NUMERIANO, Roberto. O que é golpe de Estado. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
GOODSPEED, Donald. Conspiração e golpe de Estado. Rio de Janeiro: Saga, 1966.
LÖWY, Michel. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Munchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Busca Vida, 1987.
LUKÁCS, Georg. História e Consciência de Classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
LUTTWAK, Edward. Golpe de Estado: um manual prático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
MALAPARTE, Curzio. Técnica do golpe de Estado. Lisboa: Europa-América, 1983.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da Economia Política. Tradução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p.258-259.
MONIZ BANDEIRA, Luiz Alberto. Fórmula para o Caos: Ascenção e queda de Salvador Allende (1970-1973). – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
MOUFFE, Chantal. Sobre o Político. – São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2015.
NAUDÉ, Gabriel. Consiraciones políticas sobre los golpes de Estado. Madri: Tecnos Editorial, 2011.
PADRÓS, Enrique Serra. Repressão e violência: segurança nacional e terror de Estado nas ditaduras latino-americanas. In: FICO, Carlos; FERREIRA, Marieta de Moraes; ARAUJO, Maria Paula; QUADRAT, Samantha Viz (orgs.). Ditadura e democracia na América Latina: balanço histórico e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
RANCIÈRE, Jacques. O Desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 1996.
SILVA, Michel Goulart da. Crescer com o Brasil: planejamento, modernização e utopia de desenvolvimento em Santa Catarina (1970-1975). (Dissertação de Mestrado em História). Florianópolis: UDESC, 2012. Disponível em: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/482/michel_goulart_da_silva.pdf.
SILVA, Renán. Lugar de Dúvidas: sobre a prática da análise histórica: breviário de inseguranças, Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
WHITE, Hayden. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Em Tempo de Histórias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).