A estrutura do Serviço Secreto na ditadura militar: a formação dos agentes secretos na Escola Nacional de Informações

Autores

  • Fabiana Oliveira Andrade UNESP - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i24.14829

Palavras-chave:

Escola Nacional de Informações. Doutrina de Segurança Nacional. Serviço Nacional de Informações.

Resumo

Com o avanço do regime militar, o governo sentiu a necessidade de estabelecer uma Doutrina Nacional de Informações e de oferecer uma melhor formação teórica e prática aos agentes integrantes do Sistema Nacional de Informações. Este texto abordará o processo de criação e implementação da Escola Nacional de Informações (EsNI), que esteve, desde o momento de sua criação, atrelada a tais objetivos. O trabalho contextualizará a criação da EsNI e esclarecerá as principais finalidades programadas para a Escola, tais como a formatação de uma doutrina de informações brasileiras e a capacitação de um quadro de funcionários especializados para a atividade de informações no Brasil à época. Serão elucidados, ademais, os cursos regulares e extraordinários ministrados e os materiais utilizados e publicados, como as sínteses de aula e as apostilas dos referidos cursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

D’ARAUJO. Maria Celina. CASTRO, Celso(orgs). Ernesto Geisel. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.

D’ARAUJO, Maria Celina, SOARES, Glaucio Ary Dillon, CASTRO, Celso. Os anos de chumbo: a memória militar sobre a repressão. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

FICO, Carlos. Como eles agem. Os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001.

FIGUEIREDO, Lucas. Ministério do Silêncio: A história do serviço secreto brasileiro de Washington Luís a Lula, 1927-2005. Rio de Janeiro: Record, 2005.

GASPARI, Élio. A Ditadura Envergonhada.São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GONÇALVES, Joanisval Brito. SED QUIS CUSTODIET IPSO CUSTODES? O Controle da atividade de inteligência em regimes democráticos: os casos de Brasil e Canadá. Tese de doutorado apresentada para a Universidade de Brasília ”“UnB, 2008.

OLIVEIRA, Lúcio Sérgio Porto. A história da atividade de inteligência no Brasil. Brasília: ABIN, 1999.

STEPAN, Alfred. Os Militares: da Abertura à Nova República. Tradução de Adriana Lopez e Ana Luíza Amendola. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 29.

Downloads

Publicado

2014-10-02

Como Citar

ANDRADE, Fabiana Oliveira. A estrutura do Serviço Secreto na ditadura militar: a formação dos agentes secretos na Escola Nacional de Informações. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 24, 2014. DOI: 10.26512/emtempos.v0i24.14829. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14829. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.