Ecos da Foto

acervos fotográficos e memórias de pessoas idosas

Autores

  • Tati Costa

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19914

Palavras-chave:

Fotografia. Memória. Narrativas.

Resumo

Este trabalho constrói-se na experiência de campo do projeto cultural Memórias da Cidade-ecos, realizado durante o ano de 2007 (em Londrina-PR), sob minha coordenação e sobre o qual desdobro minha pesquisa. Ecos se expressam em álbuns de memórias compostos artesanalmente, agregando saberes em linguagens visuais e escritas, onde fotografias pessoais e familiares de épocas diversas figuram narrativas e perenizam-se em vídeos. O debate metodológico busca observar a composição de narrativas de memória em relação com a utilização de fotografias durante entrevistas de história oral. Perspectivas do olhar, momentos em que lembranças ganham espaço e significados no presente, encontram pertencimento na memória coletiva, relacionam-se com a história, expressam-se nas imagens ou a partir delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tati Costa

Mestranda em História pela Universidade Estadual de Santa Catarina ”“ UDESC.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet, São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3 ed., São Paulo: Cia das Letras, 1994.

____. O tempo vivo da memória: ensaios de Psicologia Social. 2 ed., São Paulo: Ateliê, 2004.

BRUNO, Fabiana. Retratos da velhice. Um duplo percurso metodológico e cognitivo. Dissertação (Mestrado em Multimeios) Instituto de Artes/UNICAMP. Campinas, 2003.

_______. Imagens de velhice, imagens da infância. Formas que pensam. Cad. Cedes, Campinas: UNICAMP, vol. 26, n. 68, p. 21-38, jan./abr, 2006.

CHOMA, Daniel; COSTA, Tati; VIEIRA, Edson L. S. Revelações da história: o acervo do Fotoestrela. Londrina: Câmara Clara, 2006.

DUBOIS, Philipe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas : Papirus, 1994.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. SP: Perspectiva: Fapesp: Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.

GUARINELLO, Norberto Luiz. História científica, história contemporânea e história cotidiana. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 24, n. 48, p. 13-38, 2004.

____. Memória coletiva e história científica. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 14, n. 28, p.190-208, 1994.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000.

JENKINS, Keith. A história repensada. São Paulo: Contexto, 2001.

OMAR, Arthur. O zen e a arte gloriosa da fotografia. São Paulo: Cosac & Naify, [2000].

RICOEUR, Paul Ricoeur. Memória Pessoal, Memória Coletiva. In: A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François, Campinas: Editora da Unicamp, 2007, p.106-154.

SAMAIN, Etienne. O que vem a ser portanto um olhar? In: ACHUTTI, Luis Eduardo R. Fotoetnografia: um estudo de Antropologia Visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial; Palmarinca, 1997, p. XVII-XXI.

_______. Modalidades do olhar fotográfico. In: ACHUTTI, Luís Eduardo (Org.). Ensaios (sobre o) fotográfico. Porto Alegre: Editorial, 1998, p.109-114.

______. O fotográfico. São Paulo: Hucitec/Senac, 2005.

Downloads

Publicado

2011-01-28

Como Citar

COSTA, Tati. Ecos da Foto: acervos fotográficos e memórias de pessoas idosas. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 16, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i16.19914. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/19914. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê