Ensino de História
o livro didático e a questão do outro
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i21.19839Keywords:
Historical consciousness, Textbook, OthernessAbstract
This article discusses the teaching of history and otherness, focusing the analysis on the function of teaching of history in the formation of historical consciousness. Assuming that the textbook is the main material used in the teaching of history, we reflect on the nature of your speech and what kind of historical consciousness he is able to support the construction. Locating the debate within the search for effective democracy, we conclude with the realization of the need to overcome the prevailing narrative in textbooks Brazilians, as this denies the diversity and equality of ethnic-racial country.
Downloads
References
BITTENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. 7. ed. Contexto, São Paulo: 2002.
----------.. Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
DORIGO, Gianpaolo; VICENTINO, Cláudio. História para o ensino médio ”“ história geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2003.
FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinícius de. Renovação da história da América. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2010.
FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. História & ensino de história. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo. Paz e Terra. 1996.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC ”“ Rio, 2006.
MICELI, Paulo. Por outras histórias do Brasil. In: O ensino de história e a criação do fato. Jaime Pinsky (org.). São Paulo: Contexto, 2000.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez, Campinas: Unicamp, 1999.
RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. História da historiografia, n. 2, março, 2009.
----------. El desarollo de la competência narrativa em el Aprendizaje histórico. Uma hipótesis Ontogenetica relativa à la consciência moral. In. Buenos Aires: FLACSO, Revista Propuesta Educativa Ano 4, n. 7, ox. 1992.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato. São Paulo: Hucitec, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).