Os impactos da lei 10.639/03 nos cursos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Catalão

Autores

  • Maria Helena de Paula Universidade Federal de Goiás
  • Carolina Faleiros Felício

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i36.31783

Palavras-chave:

Formação Docente, Lei 10.639/03, Cultura afro-brasileira e africana

Resumo

Em 2003, foi aprovada a Lei 10.639, tornando obrigatório o ensino, em todos os níveis da educação, da história e da cultura afro-brasileira e africana, mas aparentemente, a inclusão desses temas no ensino se dá lentamente. Este estudo apresenta como se dá a aplicação da Lei 10.639/03 nos cursos de Licenciatura em Letras da UFCAT, a partir da análise do Projeto Pedagógico dos cursos e dos horários semestrais de oferta de disciplinas, nos últimos dez anos. Apesar de haver pesquisas sobre o tema na Unidade Acadêmica, concluímos que seus resultados são pouco aplicados nas duas licenciaturas. Apresentam-se, ainda, estratégias para que a lei seja cumprida, pela sua obrigatoriedade e a necessidade de se combater o preconceito e transformar as relações étnico-raciais, objetivando auxiliar na formação docente dos alunos, por meio de discussões e reflexões críticas para um ensino voltado às relações étnico-raciais.

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Publicado

2020-07-04

Como Citar

DE PAULA, Maria Helena; FALEIROS FELÍCIO, Carolina. Os impactos da lei 10.639/03 nos cursos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Catalão. Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 36, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i36.31783. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/31783. Acesso em: 3 jul. 2024.

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